Estes são os primeiros nomes do novo Governo a serem conhecidos - TVI

Estes são os primeiros nomes do novo Governo a serem conhecidos

  • CNN Portugal
  • BCE - notícia atualizada às 15:50
  • 28 mar, 12:19

A composição do novo executivo ainda não está totalmente fechada

O líder do CDS, Nuno Melo, vai integrar o novo Governo liderado por Luís Montenegro, tal como os sociais-democratas Joaquim Miranda Sarmento, Pedro Reis, Miguel Pinto Luz, António Leitão Amaro e Pedro Duarte, sabe a CNN Portugal.

Nuno Melo é advogado e presidente do CDS-PP, o partido que se coligou ao PSD para formar a AD. Foi eleito deputado nas legislaturas iniciadas em 1999, 2002 e 2005. Em 2009, foi o cabeça-de-lista do CDS-PP às Europeias, tendo sido eleito deputado ao Parlamento Europeu. 

António Leitão Amaro é vice-presidente do PSD, professor de Finanças Públicas na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e na Católica Global School of Law. É presidente da Assembleia Municipal de Tondela e foi secretário de Estado da Administração Local no XIX Governo de Portugal, deputado à Assembleia da República nas XI, XII e XIII legislaturas), vice-presidente do Grupo Parlamentar do PSD e secretário-geral da JSD. 

Pedro Reis foi um dos coordenadores do programa económico do programa eleitoral da Aliança Democrática. Licenciado em Gestão e Administração de Empresas, foi presidente da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) e tem um passado também ligado à banca. Fala-se do seu nome para a pasta da Economia, mas ainda sem confirmação oficial.  

Miguel Pinto Luz é vice-presidente do PSD e antigo número dois da Câmara Municipal de Cascais. Vai integrar o novo Governo como era já esperado. Ainda que não existe qualquer confirmação oficial, mas dado o seu passado governativo, é muito provável que fique com a pasta das Infraestruturas. Miguel Pinto Luz foi secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações durante o XX Governo Constitucional.

Joaquim Miranda Sarmento é professor auxiliar de Finanças no ISEG-Lisbon School of Economics and Management. Foi Assessor económico de Cavaco Silva, no segundo mandato como Presidente da República. Trabalhou 10 anos no Ministério das Finanças e foi Consultor da UTAO.

Pedro Duarte é coordenador do Conselho Estratégico Nacional, foi deputado entre 1999-2011, integrou a Assembleia Parlamentar da NATO e foi secretário de Estado da Juventude no XVI Governo Constitucional. Natural do Porto, o social-democrata tem um doutoramento em Estudos de Desenvolvimento, pelo ISEG (Universidade de Lisboa), um mestrado em Economia Internacional e Estudos Europeus e uma licenciatura em Direito. Foi também diretor nacional da primeira campanha presidencial de Marcelo Rebelo de Sousa, em 2016.

O elenco completo do novo executivo só será conhecido esta quinta-feira, pelas 18:00, hora em que Marcelo Rebelo de Sousa recebe Luís Montenegro no Palácio de Belém para que lhe seja entregue a lista completa dos nomes que vão compor o novo Governo.

O XXIV Governo Constitucional toma posse na próxima terça-feira e os secretários de Estado dois dias depois. O programa do Governo será entregue no dia 10 de abril e o debate do respetivo programa está marcado para os dois dias seguintes, 11 e 12 de abril.

Só após a aprovação do programa é que o executivo de Luís Montenegro pode entrar em plenitude de funções.

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE