Medo, stress, ansiedade? Seis conselhos para proteger a sua saúde mental e a dos seus filhos enquanto acompanha a guerra entre Israel e o Hamas - TVI

Medo, stress, ansiedade? Seis conselhos para proteger a sua saúde mental e a dos seus filhos enquanto acompanha a guerra entre Israel e o Hamas

  • CNN
  • Andrea Kane
  • 22 out 2023, 22:00
Stress (Pexels)

"As imagens visuais, mais do que algo que ouvimos ou lemos, tendem a ficar na nossa mente como um filme. E podem tornar-se imagens intrusivas que não se conseguem tirar da mente", diz Gail Saltz, professora associada de psiquiatria

À medida que a situação em Israel e Gaza continua a desenvolver-se, muitas pessoas que se encontram longe do conflito estão, no entanto, expostas a inúmeras imagens, histórias e sons do conflito através dos noticiários da televisão e da rádio, dos jornais e das notícias digitais e, claro, das redes sociais.

E isto está a afetar-nos a todos, incluindo os nossos filhos. A Associação Americana de Psicologia divulgou esta semana uma declaração em que adverte que o consumo de notícias violentas e traumáticas pode, por si só, afetar negativamente a nossa saúde mental.

"A ciência psicológica diz-nos que o medo, a ansiedade e o stress traumático têm efeitos a longo prazo na saúde e no bem-estar. Estes impactos estão também a ser sentidos por pessoas de todo o mundo que têm familiares e amigos na região, bem como por todos aqueles que se preocupam com os efeitos da guerra em todo o lado", afirma.

Então, como é que nos mantemos informados e ligados, protegendo simultaneamente a nossa saúde mental e a dos nossos filhos? Esta é uma questão que tem surgido repetidamente no contexto de uma longa lista de acontecimentos, como tiroteios em escolas, tiroteios em massa, a insurreição de 6 de janeiro no Capitólio dos EUA, alterações climáticas, incidentes de brutalidade policial, a pandemia de Covid-19, os ataques terroristas de 11 de setembro e catástrofes naturais como furacões e incêndios florestais.

O correspondente médico chefe da CNN, Sanjay Gupta, pediu conselhos a Gail Saltz sobre como navegar nesta linha ténue para um próximo episódio do seu podcast, "Chasing Life". Saltz é professora associada de psiquiatria no Hospital Presbiteriano de Nova Iorque e no Weill Cornell Medical College e apresentadora do podcast "How Can I Help?".

Saltz diz que as imagens, em particular, são problemáticas porque dão a impressão de que o perigo está próximo. "As imagens visuais, mais do que algo que ouvimos ou lemos, tendem a ficar na nossa mente como um filme. E podem tornar-se imagens intrusivas que não se conseguem tirar da mente", explicou.

"E é este o problema que as pessoas estão a ter agora. Vêem algo que é horrível - que ultrapassa a experiência humana habitual de ver violência entre humanos - de tal forma que se torna intrusivo na sua mente que não conseguem concentrar-se no trabalho, não conseguem adormecer à noite. E é angustiante. E isso causa uma excitação geral no cérebro e depois no corpo", explica.

Saltz afirma que, como resposta fisiológica a essas imagens e histórias, o sistema nervoso simpático entra em ação. "Esse sistema nervoso simpático diz: 'Perigo! Perigo! E ficamos nervosos, ansiosos". Está bem documentado que, se ficarmos ansiosos durante muito tempo, começamos a sentir-nos tristes, o que pode levar à depressão, diz.

E é muito fácil ficar ansioso durante muito tempo no meio desta paisagem tecnológica e mediática.

"Esta capacidade recente de ver estas imagens visuais terríveis - o que é realmente diferente de há 10 ou 20 anos atrás - e de as ter constantemente disponíveis, penso que é realmente prejudicial, particularmente para as crianças, mas também para os adolescentes e também para os adultos", salienta.

Saltz diz que algumas pessoas são mais vulneráveis do que outras a desenvolver uma reação aguda ao stress ou mesmo uma perturbação de stress pós-traumático com o fluxo constante de imagens e histórias.

"As pessoas que estão mais próximas dos acontecimentos reais - obviamente, se estivermos lá ou se a nossa família estiver lá ou se isto nos tocar de uma forma mais direta. Mas mesmo as pessoas que são afectadas pelos acontecimentos podem desenvolver [problemas mais profundos], em particular as pessoas que têm um problema de saúde mental anterior, como uma perturbação de ansiedade ou de humor, e as pessoas que sofreram [qualquer tipo de] trauma no passado", afirma.

Então, o que pode fazer para cuidar da sua saúde mental e da saúde mental da sua família? Saltz oferece estas dicas:

Fazer uma dieta mediática para a sua família

"A primeira coisa e mais importante seria limitar a sua ingestão de notícias e nas suas redes sociais", recomenda. Não estou a dizer: "Rastejem para debaixo de uma pedra e não façam ideia do que se está a passar. Não estou a defender isso, mas estou a defender que talvez não se deve percorrer as redes sociais onde não há avisos... é apenas uma dieta constante de imagens realmente perturbadoras".

Saltz recomenda limitar as suas fontes a um ou dois meios de comunicação social de confiança, bem como limitar o tempo que passa nas notícias a 30 minutos por dia. "E que esses 30 minutos não sejam perto da hora de dormir, porque isso inevitavelmente agita as pessoas, e elas não conseguem dormir. E a falta de sono torna-as mais ansiosas no dia seguinte, o que se torna num círculo vicioso".

Limitar o acesso dos seus filhos às redes sociais pode ser um desafio, mas é possível fazê-lo até certo ponto. 

Não mantenha as crianças no escuro

Saltz afirma que também é muito importante explicar aos seus filhos, de uma forma adequada à idade, o que está a acontecer.

"Fale com os seus filhos e diga-lhes o que estão a pedir, porque o que eles estão a imaginar pode ser ainda pior, ainda mais assustador, se não estiver a ser inteligente", disse ela. "Não é preciso ser gráfico, mas ser razoavelmente honesto com eles pode ser importante porque a nossa vida de fantasia também pode ser bastante horrível."

Saltz disse que é importante que os pais iniciem a conversa. "Porque queremos ser a fonte de confiança e queremos que eles possam falar connosco sobre o assunto. E fazemo-lo basicamente dizendo: "O que ouviste? O que sabes? O que sentes em relação ao que ouviste e ao que sabes?". E deixamos que nos digam, e depois deixamos que nos façam perguntas".

Por falar em fontes de confiança, Saltz diz que é vital ajudar os seus filhos a aprender a identificá-las.

Ajude as crianças a compreender "que o facto de alguém ter dito que é assim não significa que seja assim. Que é preciso olhar realmente para as fontes", disse ela, observando que essa sugestão vale para notícias, conselhos médicos e outras informações. "Como é que se pode identificar uma fonte de confiança? E se vir algo que realmente questiona, isso é razoável, e pode investigar mais a fundo através de uma verificação cruzada."

Sintonize-se com os seus sentimentos (e os dos seus filhos)

"Sintonize-se com os sintomas que possa estar a ter para os poder abordar", sugere Saltz.

A especialista refere que todos os diagnósticos psiquiátricos são, na realidade, uma extensão de sentimentos potencialmente normais que atingiram o nível de causar disfunção. "Toda a gente fica ansiosa por vezes. E quando as coisas são difíceis e stressantes, como agora, ficam mais ansiosas, e isso é normal", explica.

"Mas quando se está tão ansioso que não se consegue concentrar... o desempenho no trabalho é afetado, não se consegue ler um livro porque não se consegue passar do livro, não se consegue adormecer à noite porque se está sentado e preocupado, o apetite é afetado. ... [Quando o nível de ansiedade] afecta o seu funcionamento numa ou mais áreas importantes da sua vida - trabalho, escola, relações - então isso subiu ao nível de algo que precisa de tratamento, algo que precisa de atenção."

Saltz refere que os sintomas podem ser diferentes nas crianças.

"Nas crianças, as perturbações de ansiedade e as perturbações de humor podem ser muito diferentes. As crianças podem sofrer de depressão e não parecerem deprimidas a toda a hora. Têm episódios em que se sentem chorosas e muito perturbadas ou muito irritáveis e expressam tristeza. Mas depois podem ter outras alturas em que parecem felizes, e é por isso que a depressão passa muitas vezes despercebida nas crianças e nos adolescentes", explica.

As crianças também são mais susceptíveis a "somatizar" o seu sofrimento psicológico, disse Saltz. Por exemplo, a ansiedade pode manifestar-se sob a forma de uma dor de estômago ou de uma dor de cabeça. "As crianças são mais susceptíveis de se manifestarem dessa forma. ... Chegam ao pediatra com um sintoma que parece precisar do pediatra, quando, na verdade, estão a sofrer de uma perturbação de ansiedade."

A autora salienta que 25% das crianças irão desenvolver uma perturbação de ansiedade em algum momento da sua adolescência, um número que não está relacionado com os acontecimentos mundiais.

"O que é espantoso e importante saber sobre isso é que são tratáveis; não requerem um longo período de tratamento. Sem tratar o seu filho, ele pode sair da curva de desenvolvimento durante algum tempo. ... Mas em 10 ou 12 sessões, pode colocá-lo de novo na sua curva. É por isso que é tão importante intervir precocemente e que os pais compreendam que isto é comum".

Construa o seu kit de ferramentas para acabar com o stress

Quando o stress e o medo fazem disparar a nossa amígdala, a parte do cérebro que controla a nossa resposta emocional, Saltz, utilizando um termo da terapia comportamental dialética, afirma que não estamos na nossa "mente sábia".

Mas podemos "tornar-nos numa mente sábia" fazendo coisas fisiológicas para acalmar o nosso sistema. São coisas como adicionar cinco minutos de respiração profunda e ritmada à manhã e à noite, ou relaxamento muscular progressivo", disse.

Outra atividade que tem demonstrado reduzir o stress é dar um passeio, de preferência na natureza.

"Há muitas coisas que podem fazer baixar a ansiedade fisiológica, que pode ganhar vida própria, para que possa fazer melhores escolhas para a sua saúde mental e para a saúde mental da sua família", afirma.

Aproveite a bondade da vida

Pode parecer óbvio, mas participe em actividades que sejam agradáveis.

"Faça coisas que o façam sentir-se melhor", afirma Saltz. "Isso pode ser ver algo positivo para contrariar algo negativo. Pode ser fazer algo para ajudar ou que pareça ser útil. ... Qualquer coisa que sinta que ajuda a situação de alguma forma é um ótimo antídoto."

E finalmente ...

Compreenda que não está sozinho

Saiba que tem muita companhia quando se sente stressado e ansioso, afirma Saltz. Ligue-se à família, amigos ou comunidade com ideias semelhantes, ou se você sentir que precisa de ajuda adicional, procure um profissional de saúde mental.

"Penso que toda a gente se sente muito, muito stressada neste momento. Mas, apesar de ter muita companhia, tente afastar-se dos catastrofistas da sua vida - pessoas que vêem realmente a situação mais catastrófica. ... Provavelmente, incluí-las nestas conversas vai deixá-lo mais nervoso".

 

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