"Potencial ameaça". Israel eleva nível de alerta para viagens a Portugal - TVI

"Potencial ameaça". Israel eleva nível de alerta para viagens a Portugal

Bebés prematuros chegam a Rafah (fonte Getty)

Governo atualizou a lista de países, dizendo que existem "esforços identificados do Irão e dos seus afiliados para atingir israelitas e judeus em todo o mundo"

O Conselho Nacional de Segurança de Israel decidiu atualizar as recomendações de viagens para vários países, elevando o nível de alertas em muitos deles, como aconteceu com Portugal.

De acordo com o governo israelita, esta decisão surge numa altura em que se verifica um aumento do antissemitismo em todo o mundo, enquanto Israel continua a guerra na Faixa de Gaza, de onde tenta erradicar o Hamas.

Entre os vários países que viram o nível de alerta subir está Portugal, mas também muitos outros países europeus, que foram incluídos no nível 2, que recomenda aos israelitas que tomem precauções adicionais.

Este nível refere que a situação em países como Portugal é de “potencial ameaça”, sendo o terceiro nível mais elevado numa escala de 4. Antes da atualização Portugal pertencia ao grupo de países no nível 1, “sem ameaça de viagem”.

Mapa de risco de viagem para israelitas e judeus (Conselho Nacional de Segurança de Israel)

O Conselho Nacional de Segurança reitera as recomendações para que os israelitas reconsiderem viajar para o estrangeiro, pedindo àqueles que têm de viajar que evitem dar sinais evidentes de identidades judaicas ou israelitas.

“Desde o início da guerra que existem esforços aumentados identificados do Irão e dos seus afiliados, incluindo o Hamas e a Jihad Islâmica, para atingir israelitas e judeus em todo o mundo”, refere o comunicado.

Continue a ler esta notícia