Serviços secretos russos dizem que travaram plano ucraniano para assassinar oligarca próximo de Putin - TVI

Serviços secretos russos dizem que travaram plano ucraniano para assassinar oligarca próximo de Putin

Konstantin Malofeyev (Foto: Kirill Kudryavtsev/AFP via Getty Images

Fonte dos serviços de informação da Federação Russa garante que o empresário Konstantin Malofeyev escapou a uma tentativa de homicídio apoiada pelos serviços secretos de Kiev. Métodos seriam semelhantes aos usados no atentado que vitimou Darya Dugina, filha do "cérebro de Putin"

Relacionados

As agências de notícias russas avançam, esta segunda-feira, citando fonte dos serviços secretos nacionais (FSU), que foi desmantelado um plano para matar um proeminente oligarca russo que tem apoiado publicamente a invasão da Ucrânia.

Segundo os serviços de informação russos, os agentes intervieram para travar o plano de homicídio, apoiado pela Ucrânia, e que envolveria um carro armadilhado usado pelo oligarca Konstantin Malofeyev.

Malofeyev é o dono da Tsargrad TV, que expressa opiniões nacionalistas, faz o elogio da visão de Vladimir Putin e apoia abertamente a invasão da Ucrânia. 

O canal de televisão russo Zvezda TV partilhou entretanto um vídeo fornecido pelo FSB que mostra um homem a aproximar-se de um automóvel estacionado, colocando algo debaixo do veículo antes de fugir. Foram ainda divulgadas imagens de um robô que parece retirar algo colocado debaixo do carro. A agência Reuters assinala que não foi possível verificar a autenticidade dos vídeos.

Em comunicado, os serviços de informação russos acusaram os homólogos ucranianos de estarem por trás da tentativa de homicídio do empresário, detalhando que o plano foi operacionalizado por um ativista de extrema-direita, Denis Kapustin, russo radicado na Ucrânia. 

A declaração acrescenta que foi aberto um inquérito a Kapustin por ofensas terroristas e tráfico de explosivos. Kapustin, que é um antigo lutador de artes marciais, declinou responder à Reuters, remetendo comentários para o Corpo de Voluntários da Rússia, do qual faz parte - que integra as Forças Armadas da Ucrânia e que terá estado envolvido no ataque da semana passada à região russa de Bryansk.

Kiev também não fez qualquer comentário oficial.

No seu canal de Telegram, o alegado visado pelo ataque garantiu que está são e salvo e que a tentativa de homicídio não vai mudar a sua "posição patriota", assegurando que irá continuar a lutar "até ao fim" contra os inimigos. "E nada nos vai parar", sublinhou. 

O FSB garantiu ainda que o plano contra Malofeyev recorreu aos mesmos métodos usados no verão passado para assassinar a russa Darya Dugina, filha de um proeminente ideólogo nacionalista, conhecido como "o cérebro de Putin", nos arredores de Moscovo. 

A Ucrânia negou qualquer envolvimento na morte de Dugina, que foi vítima da explosão de um carro armadilhado. 
 

Continue a ler esta notícia

Relacionados