Esta quinta-feira saiu da Ucrânia uma nova imagem comovente, a de um cão que, enrolado sobre si mesmo, se deita em cima dos destroços da casa dos donos, mortos em mais um ataque russo. A fotografia foi captada pelo fotojornalista Mykola Tys para a Associated Press.
Desta feita, o alvo foi uma aldeia de Lviv, bem longe da frente de guerra. Os ataques desta madrugada fizeram, no total, seis mortos nesta região ocidental da Ucrânia, tendo o número total de vítimas em todo o país superado a dezena.
O Ministério da Defesa da Rússia, citado pela Reuters, justificou o "ataque maciço” como “retaliação” pelo "ataque terrorista" na região russa de Bryansk, na semana passada, quando um grupo de cerca de 50 ucranianos, alegadamente, entrou no seu território, passando a fronteira de Chernihiv para a Rússia.
Mais tarde, o Corpo Voluntário Russo, um grupo de russos nacionalistas formado para lutar pela defesa da Ucrânia no ano passado, e que inclui vários conhecidos membros da extrema-direita russa, veio revelar em comunicado que os seus membros tinham atravessado a fronteira para "combaterem o regime sangrento de Putin", negando, porém, ataques a civis.