O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou o desmantelamento de uma rede russa que funcionava para roubar informações secretas norte-americanas.
De acordo com o comunicado assinado pelo procurador-geral dos Estados Unidos, este é um resultado de uma investigação contra campanhas cibernéticas conduzidas por hackers russos.
“O Departamento de Justiça está a acelerar esforços para romper as campanhas cibernéticas do governo russo contra os Estados Unidos e os seus aliados, incluindo a Ucrânia”, pode ler-se na nota assinada por Merrick Garland.
Em causa estava uma rede com centenas de routers caseiros que estava ao serviço dos serviços secretos russos e que servia para "ocultar e permitir uma série de crimes".
"Estes crimes incluíram vastas campanhas de spearphishing e de recolha de credenciais semelhantes contra alvos de interesse para os serviços secretos do governo russo, tais como governos dos EUA e estrangeiros e organizações militares, de segurança e empresariais", acrescenta o comunicado, que também fala em ataques contra o governo ucraniano.
Refere a justiça norte-americana que este é um tipo diferente de bots, lembrando que outras redes de malware já estiveram ao serviço das secretas russas, sendo que o objetivo de toda a operação era criar uma "plataforma global de espionagem".