NATO: Jens Stoltenberg teme que conflito na Ucrânia alastre para guerra global - TVI

NATO: Jens Stoltenberg teme que conflito na Ucrânia alastre para guerra global

  • PP
  • 9 dez 2022, 19:33
Jens Stoltenberg, secretário-geral da NATO durante a Conferência da NATO (Kiko Huesca, EPA)

"Se as coisas correrem mal, podem correr terrivelmente mal", referiu o líder da Aliança Atlântica

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, alertou hoje, em declarações aos ‘media’ noruegueses, que os combates na Ucrânia podem sair do controlo e o atual conflito transformar-se numa guerra entre a Rússia e a NATO.

"Se as coisas correrem mal, podem correr terrivelmente mal", referiu o líder da Aliança Atlântica em declarações à estação norueguesa NRK.

"É uma guerra terrível na Ucrânia. É também uma guerra que se pode tornar numa guerra total, que alastra para uma grande guerra entre a NATO e a Rússia", acrescentou, garantindo que o Ocidente está a trabalhar "todos os dias" para evitar esse cenário.

O ex-primeiro-ministro da Noruega salientou também que é importante evitar um conflito "que envolva mais países da Europa e se torne numa guerra travada na Europa."

O Kremlin tem acusado repetidamente os aliados da NATO de se tornarem efetivamente uma parte do conflito, fornecendo armas à Ucrânia, treinando as suas tropas e apoiando a inteligência militar para atacar as forças russas.

Em declarações vistas como um aumento das tensões entre a Rússia e o Ocidente, o Presidente russo Vladimir Putin sugeriu que Moscovo pode pensar em utilizar um ataque preventivo, descrevendo este como um conceito dos EUA.

Putin defendeu hoje que será necessário um acordo "no final" do conflito na Ucrânia, mas disse ter dúvidas sobre a confiança que Moscovo poderá depositar nos seus interlocutores.

 

Continue a ler esta notícia