Orbán diz que estratégia "falhou" e que ucranianos não vão reconquistar território - TVI

Orbán diz que estratégia "falhou" e que ucranianos não vão reconquistar território

  • Agência Lusa
  • SM
  • 27 out 2023, 18:51
Primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán (AP Photo/Geert Vanden Wijngaert)

Viktor Orbán sugere que se considere outro plano para a Ucrânia, afirmando que "a estratégia falhou", e que os ucranianos "não vão vencer no campo de batalha".

O primeiro-ministro húngaro alegou esta sexta-feira que a estratégia para apoiar a Ucrânia contra a Rússia “falhou” e que a União Europeia (UE) necessita de outro plano, por duvidar que os ucranianos consigam vencer no campo de batalha.

“Hoje todos o reconhecem, mas ninguém se atreve a dizê-lo alto e bom som, que esta estratégia falhou. É óbvio que não vai funcionar… Os ucranianos não vão vencer no campo de batalha”, disse Viktor Orbán, à margem da reunião do Conselho Europeu, em Bruxelas.

Considerado um dos mais céticos no apoio à Ucrânia, o primeiro-ministro da Hungria acrescentou que é necessário considerar outro plano para a população ucraniana e fazer uma estimativa de custos para essa estratégia: “Assim que soubermos quando é que nos vai custar, podemos saber quando é que toca a cada um”.

Viktor Orbán sustentou que apesar de haver uma “grande batalha” sobre o apoio à Ucrânia em sede de discussão dos líderes da UE, o primeiro-ministro húngaro disse não encontrar uma razão para canalizar dinheiro dos seus contribuintes para apoiar Kiev.

Continue a ler esta notícia