Piloto russo desertou para a Ucrânia de helicóptero - o resto da tripulação não sabia do plano - TVI

Piloto russo desertou para a Ucrânia de helicóptero - o resto da tripulação não sabia do plano

  • CNN Portugal
  • PF
  • 25 ago 2023, 09:46
Helicóptero russo Mil Mi-8 (AP)

Os outros dois membros da tripulação, quando se aperceberam, tentaram fugir. “Infelizmente, foram eliminados. Preferiríamos tê-los vivos, mas é o que é”, diz líder dos serviços secretos da Ucrânia

Relacionados

Um piloto russo desertou para a Ucrânia de helicóptero, avançou o líder dos Serviços Secretos do Ministério da Defesa da Ucrânia, Kyrylo Budanov.

Numa entrevista à Radio Free Europe, cuja versão completa ainda não foi publicada, Budanov descreveu o processo.

“Conseguimos encontrar a abordagem correta para este homem. Conseguimos criar condições para que a sua família saísse [da Rússia] sem que fosse detetada e, eventualmente, criámos condições para que ele pudesse trazer a sua aeronave, juntamente com uma tripulação que não sabia o que estava a acontecer”, começou por contar.

Os outros dois membros da tripulação, quando se aperceberam, tentaram fugir, disse Budanov. “Infelizmente, foram eliminados. Preferiríamos tê-los vivos, mas é o que é.”

O líder das secretas ucranianas indicou que o desertor se sente “muito bem” e que tudo está “espetacular”. “Ele tem duas opções, mas está inclinado a ficar aqui. Nunca ninguém tinha feito isto antes, mas esperamos poder realizar mais operações deste tipo”, desejou.

Não foi possível verificar se esta operação ocorreu de facto, nem é sabido qual o percurso exato da aeronave. Citado pela CNN Internacional, o jornalista ucraniano Yuriy Butusov afirma que o helicóptero aterrou numa base ucraniana. “O aparelho está totalmente intacto e será adicionado às Forças Armadas da Ucrânia após uma inspeção detalhada do seu equipamento.”

Continue a ler esta notícia

Relacionados