Rússia alega ter matado centenas de soldados ucranianos e repelido “grande ofensiva” na região de Donetsk - TVI

Rússia alega ter matado centenas de soldados ucranianos e repelido “grande ofensiva” na região de Donetsk

  • CNN Portugal
  • PF; artigo atualizado às 11:36
  • 5 jun 2023, 10:55
Blindado BMP ucraniano atravessa o perigoso percurso da "estrada da vida" que abastece o que resta de Bakhmut (Getty Images)

Veracidade das informações e imagens divulgadas pelo governo russo ainda não foi confirmada

A Rússia alega ter matado 250 soldados ucranianos e dezenas de carros de combate e veículos blindados durante uma “grande ofensiva” das forças de Kiev na região de Donetsk, no leste do país.

“No total, o inimigo enfrentou seis batalhões mecanizados e dois batalhões de carros de combate. O objetivo do inimigo era romper a nossa defesa na que considerava ser a área mais vulnerável da frente. O inimigo não conseguiu atingir os seus objetivos e não teve sucesso”, pode ler-se na mensagem publicada no Telegram do Ministério da Defesa da Rússia.

O governo russo também publicou imagens daquilo que diz ser a destruição de equipamento ucraniano durante a “ofensiva em larga escala”.

A veracidade do vídeo ainda não foi confirmada. À Reuters, um porta-voz militar ucraniano recusou comentar as alegações russas de que a Ucrânia lançou uma "ofensiva em larga escala" na região de Donetsk. "Não dispomos de tais informações e não comentamos qualquer tipo de falsidade", disse o representante.

Existe grande expectativa em torno do lançamento da tão anunciada e esperada contraofensiva ucraniana, mas o governo ucraniano pede para que não se fale nem se divulgue qualquer informação sobre a operação, uma vez que pode beneficiar o inimigo.

“Os planos adoram silêncio. Não haverá anúncio sobre o início”, informou o Ministério da Defesa da Ucrânia em vídeo, onde se veem vários soldados a fazer um gesto a pedir silêncio.

Continue a ler esta notícia