Ucranianos constroem novos bunkers. Não para soldados na linha da frente, mas para alunos nas escolas - TVI

Ucranianos constroem novos bunkers. Não para soldados na linha da frente, mas para alunos nas escolas

  • CNN
  • Tara John e Maria Kostenko
  • 29 ago 2022, 08:00
Reconstrução de escolas ucranianas

Relacionados

O novo ano letivo é um dia de celebração na Ucrânia, onde as crianças vestem as melhores roupas e oferecem ramos de flores aos seus professores.

Mas a invasão russa veio ensombrar esse dia feliz. Agora, as escolas de todo o país apressam-se a construir bunkers e abrigos antibombas para o regresso dos alunos.

Quando as escolas se preparam para abrir as portas em setembro, muitos elementos da comunidade escolar lidam com o facto de não terem capacidade de garantir segurança aos alunos nem paz de espírito aos pais, caso as suas escolas sejam atacadas.

"As nossas escolas não foram concebidas para serem usadas como instalações defensivas", disse à CNN Serhii Horbachov, provedor da Educação da Ucrânia.

Em Irpin, um subúrbio verdejante da capital Kiev, os combates destruíram parte da Escola Número 17, uma das maiores da cidade, que tem capacidade para mais de 2400 crianças dos 6 aos 17 anos. O telhado da escola foi danificado por estilhaços e todas as janelas foram partidas.

Os buracos abertos em paredes e pisos de cor brilhante da escola foram consertados com cimento armado e gesso. Com a ajuda do organismo das Nações Unidas para a Infância, a UNICEF, a escola está a reconstruir o seu abrigo antibombas. "Fazemos de forma a que seja seguro e confortável, a que as crianças não tenham medo, e a que os pais estejam tranquilos", disse à CNN o diretor da escola, Ivan Ptashnyk.

Anna Krasiuk, uma aluna do 9.º ano que estava de visita à escola na passada quarta-feira, disse à CNN que sentia falta dos amigos e dos professores. "Quero muito ir para a escola... Sonho abraçar os meus amigos e conversar", disse. Ao seu lado, Ivan Pinchuk, do segundo ano, disse que tudo o que queria era que "a Ucrânia ganhasse e que (o presidente russo Vladimir) Putin morresse".

Uma parede reparada na Escola N.º 17 de Irpin em agosto (Foto: Kostiantyn Tolstykh/CNN)

Seis meses após o início da guerra, crianças como Krasiuk e Pinchuk preparam-se para um novo ano letivo num momento extremamente desafiante para o país. As forças armadas da Ucrânia estão a combater uma desgastante ofensiva russa no Leste, e a economia do país está em ruínas.

A guerra tem um peso adicional na vida e nas perspetivas das crianças. Pelo menos 361 crianças morreram desde o início da guerra e 1072 ficaram feridas, disse Horbachov. Um inquérito realizado em junho pelo governo ucraniano estima que 5,7 milhões de crianças em idade escolar (entre 3 e 18 anos) que vivem na Ucrânia foram afetadas pela guerra, e que 2,8 milhões estejam deslocadas internamente.

Pelo menos 6,3 milhões de pessoas deixaram o país, muitas das quais são mulheres e crianças, segundo estimativas das Nações Unidas.

Ivan Pinchuk senta-se ao lado de outro aluno na Escola N.º 17 de Irpin (Foto: Kostiantyn Tolstykh/CNN)

A Ucrânia, conhecida pela sua inovação digital, rapidamente recorreu ao ensino online, quando as infraestruturas de educação começaram a ser alvo da ofensiva russa. Mas a falta de dispositivos tecnológicos e de acesso à internet de alta velocidade tem sido um desafio, de acordo com o inquérito de avaliação das necessidades de educação de junho, que observou que o setor da educação precisa de 203.000 tablets e 165.000 portáteis para professores e alunos prosseguirem as aulas online.

Os combates danificaram 2300 das 17.000 escolas da Ucrânia, segundo as autoridades de educação. Cerca de 59% de todas as escolas e universidades não estarão prontas para retomar as aulas presenciais em setembro, disse terça-feira o ministro da Educação, Serhiy Shkarlet, e ninguém sabe quantos alunos irão assistir a aulas presenciais.

"O ano letivo será muito difícil", disse Horbachov. " Começará em condições imprevisíveis e muito difíceis, quando na verdade não há um lugar seguro na Ucrânia, uma vez que os mísseis (russos)  podem atingir qualquer sítio."

A  lacuna de conhecimento

Após dois anos de covid e meio ano de guerra, os educadores temem que o fosso de conhecimento esteja a aumentar entre as crianças ucranianas.

Em 2018, o Programa da OCDE para  a Avaliação Internacional de Estudantes (PISA), visto como uma medida abalizada do sucesso escolar, encontrou uma disparidade de dois anos e meio entre estudantes em áreas rurais e seus pares nas  grandes cidades da Ucrânia, disse Oksana Matiiash, a diretora da Teach For Ukraine, uma organização educativa sem fins lucrativos que forma e recruta jovens  professores para trabalhar em escolas em comunidades de baixos rendimentos.

O PISA também verificou que as competências médias de crianças de 15 anos na Ucrânia eram inferiores às de muitos Estados-Membros da UE. Embora não tenha havido avaliação recente desde a pandemia, Matiiash disse que acha que as lacunas de aprendizagem são extremas: "Muitas pessoas na Ucrânia não podem pagar auxílio extra para os filhos - explicadores, apoio académico pago – portanto receio pensar no número de meses ou talvez mesmo anos de aprendizagem que as crianças ucranianas perderam.”

Os pais terão de decidir se se sentem à vontade para mandar os filhos para a escola. Muitos estão compreensivelmente relutantes. Horbachov disse que aqueles que vivem perto das linhas da frente orientais optaram pelo ensino online devido ao risco constante de ataques de artilharia e sirenes de aviso de ataques aéreos, que se tornaram parte da vida em muitas cidades e cidades ucranianas.

A última vez que Zlata Pavlenko, de 11 anos, passou um ano letivo a ter aulas em salas de aula foi em 2019.

Zlata Pavlenko, de 11 anos, e a mãe, Hanna Kovalenko, no seu apartamento em  Kiev (Foto: Kostiantyn Tolstykh/CNN)

Sentada sobre uma colcha lilás no apartamento cheio de luz que partilha com os pais em Kiev, Pavlenko disse que começou a ter aulas online em 2020 devido à pandemia, tendo voltado à escola um semestre em 2021, antes de uma nova onda do vírus a obrigar, a ela e à sua turma, a retomarem os estudos a partir de casa.

Qualquer esperança de voltar à sala de aulas terminou quando a invasão da Rússia afetou todos os aspetos da vida ucraniana, incluindo o direito das crianças à educação. Pavlenko fugiu de Kiev para o oeste da Ucrânia com a família, regressando apenas em maio, mas metade da sua turma de 36 alunos permanece fora do país.

Uma sala de aulas destruída na cidade ucraniana de Kramatorsk, uma cidade no leste que está na linha da frente da guerra com a Rússia (Foto: Anatolii Stepanov/AFP via Getty Images)

Pavlenko disse que quer mesmo ir às aulas quando o período escolar começar a 1 de setembro, mas o abrigo antibombas da escola só acomoda um pequeno número de crianças. A mãe, Hanna Kovalenko, disse que vão descobrir nos próximos dias se as crianças terão de ir à escola por turnos com base na capacidade do abrigo ou se as aulas serão totalmente online.

"Como mãe, é mais difícil para mim quando a criança estuda em casa", disse à CNN Hanna, que trabalha como contabilista. "As crianças não têm comunicação (umas com as outras quando têm aulas online), por isso gostaríamos que ela estudasse offline."

Impacto emocional

A socialização é uma parte importante da aprendizagem, desenvolvendo capacidades de pensamento crítico e resolução de problemas, razão pela qual "em última análise, queremos ver todas as crianças de volta à escola e a aprenderem em ambiente escolar", disse à CNN o representante da UNICEF Murat Sahin.

Mas a guerra fez com que "as crianças não estejam a aprender tanto quanto podem, não interagem tanto quanto podem e não estão a ter uma vida normal", disse, explicando que estão a desenvolver um plano com o Ministério da Educação da Ucrânia para ajudar a facilitar ligações regulares para professores ou explicadores com pequenos grupos de crianças para "brincarem, refletirem ou até mesmo fazerem os trabalhos de casa juntas".

"Para as crianças pequenas, para os alunos do 1.º ano, o contacto ao vivo com um adulto é absolutamente necessário. As crianças têm de aprender muitas coisas em contacto não só com adultos, mas também com os pares. É muito difícil conseguir isso em formato remoto", disse Horbachov.

Educadores como Ivan Ptashnyk (segundo da direita) estão atarefados para preparar as escolas para o novo ano (Foto: Kostiantyn Tolstykh/CNN)

A guerra também causou uma fuga de professores, tendo 22.000 dos 434.000 educadores da Ucrânia (a maioria das quais mulheres) saído do país, enquanto muitos mais continuam deslocados internamente, acrescentou.

Aqueles que ficaram estão cada vez mais ansiosos. "Fizemos um levantamento entre 350 professores, e todos eles indicaram que a emoção predominante é a ansiedade devido ao aumento da responsabilidade para com as crianças", disse Matiiash da Teach for Ukraine.

O stresse e o trauma da guerra também tem penetrado nas crianças, afetando a  sua capacidade de estudar. Pavlenko disse que teme que os russos "venham para cá e os tanques passem pela nossa rua, e eles nos batam à porta". "É disso que tenho medo."

Cerca de 59% de todas as escolas e universidades da Ucrânia não estarão prontas para retomar as aulas presenciais em setembro (Foto: Christopher Furlong/Getty Images)

Na terça-feira, o Ministério da Educação emitiu um comunicado confirmando que a maioria dos autores russos e bielorrussos foram retirados dos seus programas de literatura estrangeira, bem como aulas na língua russa. A história da Ucrânia e a história mundial também foram alteradas, onde "os programas atualizados oferecem uma visão da URSS como estado imperial".

"Há dois anos, de acordo com a lei, não deve haver uma única escola de língua russa na Ucrânia. Quanto à língua russa como disciplina, os pais que se consideram russos étnicos podem apresentar um pedido para estudar a língua como uma língua de minorias nacionais", disse Horbachov. "Além disso, temos grande vantagem sobre os russos na medida em que entendemos a língua deles, mas eles não entendem a nossa."

"Uma geração perdida"

Surge quando educadores se preocupam com as condições das crianças que vivem em áreas ocupadas pela Rússia no sul da Ucrânia, como Kherson e Zaporizhzhia: Horbachov disse ter recebido quase 500 mensagens de professores que ali vivem e que estão a ser "obrigados a trabalhar segundo os programas educativos dos ocupantes", disse, acrescentando que "a língua e a história ucranianas foram retiradas dos programas (educativos)". Professores pró-ucranianos relataram ter sido despejados das suas casas e ameaçados de prisão e execução, acrescentou.

"O meu apelo às pessoas que permaneceram nos territórios ocupados… aos professores: estamos gratos pelo facto de eles permanecerem leais à Ucrânia e não irem voluntariamente cooperar com os ocupantes, mas (as suas) vidas são mais importantes", disse.

A invasão da Rússia afetou todos os aspetos da vida ucraniana, incluindo o direito das crianças à educação (Foto: Kostiantyn Tolstykh/CNN)

O mais importante é fazer com que as crianças voltem a ter uma rotina, afastá-las dos horrores da guerra, e dar valor à educação novamente, disse Matiiash, citando outro estudo da Teach for Ukraine que concluiu que quase metade das crianças inquiridas reportou níveis mais elevados de stress. As crianças também estavam a achar "difícil ver o valor da educação se tudo está a desmoronar-se à sua volta", acrescentou.

"Esta guerra está a criar o risco de uma geração perdida", acrescentou. Evidências factuais mostram que as pessoas que deixaram o país "citam a educação das crianças como uma das principais razões pelas quais não regressam à Ucrânia", disse.

"É por isso que temos de dar prioridade às escolas, para que as crianças possam continuar a receber uma educação adequada sem se preocuparem constantemente com  a sua segurança."

Tara John escreveu e fez reportagem a partir de Londres. Maria Kostenko fez reportagem a partir de Kiev.

Continue a ler esta notícia

Relacionados