UE aprova acordo de dois mil milhões de euros para produzir e enviar munições à Ucrânia - TVI

UE aprova acordo de dois mil milhões de euros para produzir e enviar munições à Ucrânia

  • CNN Portugal
  • BC com Lusa
  • 20 mar 2023, 18:14

Pacote foi aprovado durante uma reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa da UE em Bruxelas

Relacionados

Os 27 Estados-membros da União Europeia aprovaram esta segunda-feira um pacote de dois mil milhões de euros para produzir e disponibilizar munições de grande calibre à Ucrânia, anunciou o alto-representante para os Negócios Estrangeiros e Segurança.

“Uma decisão histórica. No âmbito da minha proposta, os Estados-membros concordaram entregar um milhão de munições de artilharia nos próximos 12 meses”, escreveu Josep Borrell na rede social Twitter.

 

O pacote foi aprovado durante uma reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa da UE, em Bruxelas.

Os dois mil milhões de euros têm como propósito a produção de munições de 155 milímetros que a Ucrânia pediu para continuar a repelir a invasão da Federação Russa, que começou há mais de um ano.

A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro do ano passado, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Também os Estados Unidos autorizaram esta segunda-feira um novo pacote de assistência militar à Ucrânia, no valor de 350 milhões de dólares, anunciou o secretário de Estado Antony Blinken. Entre outro armamento, Washington vai fornecer a Kiev munições para os HIMARS, armas anti-tanque e obuses.

Continue a ler esta notícia

Relacionados