Zelensky diz que contraofensiva não visa atacar o território russo - TVI

Zelensky diz que contraofensiva não visa atacar o território russo

  • Agência Lusa
  • MM
  • 14 mai 2023, 12:05

Presidente ucraniano foi recebido com honras militares pelo chanceler alemão, na sua primeira visita à Alemanha desde que a Rússia invadiu a Ucrânia

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou este domingo que o seu país está a preparar uma contraofensiva para libertar as áreas ocupadas pela Rússia e não a atacar o território russo.

Zelensky que falava em Berlim (Alemanha), durante uma conferência de imprensa conjunta com o Chanceler alemão Olaf Scholz, disse, citado pela Associated Press, que o objetivo da Ucrânia é "libertar os territórios dentro das suas fronteiras internacionalmente reconhecidas".

Por sua vez Olaf Scholz salientou ao Presidente ucraniano que a Alemanha apoiará a Ucrânia "durante o tempo que for necessário".

Volodymyr Zelensky foi recebido com honras militares pelo chanceler alemão, na sua primeira visita à Alemanha desde que a Rússia invadiu a Ucrânia.

Zelensky está a visitar os aliados em busca de mais entregas de armas para ajudar o seu país a defender-se da invasão russa e de fundos para reconstruir o que foi destruído por mais de um ano de conflito devastador.

Na véspera da sua chegada - que decorre num ambiente de segurança apertada - o Governo alemão anunciou um novo pacote de ajuda militar à Ucrânia no valor de mais de 2.700 milhões de euros (3.000 milhões de dólares), incluindo tanques, sistemas antiaéreos e munições.

Continue a ler esta notícia