A situação em que o pai fez a filha refém dentro do carro, depois de ter invadido o aeroporto de Hamburgo, na Alemanha, terminou cerca das 14:20 depois do homem ter sido detido, anunciou a polícia de Hamburgo no X (ex-Twitter).
"A situação dos reféns acabou. O suspeito saiu do carro com a filha. O homem foi detido pelos serviços de emergência sem resistência. A criança parece estar ilesa", lê-se no comunicado da polícia publicado na rede social X.
Update:
Die Geisellage ist beendet.
Der Tatverdächtige hatte zusammen mit seiner Tochter das Auto verlassen.
Der Mann wurde widerstandslos von den Einsatzkräften festgenommen.
Das Kind scheint unverletzt zu sein.#HamburgAirport #Hamburg @HamburgAirport
— Polizei Hamburg (@PolizeiHamburg) November 5, 2023
Segundo um porta-voz da polícia à Reuters, no sábado à noite, o suspeito, de 35 anos, estacionou o carro debaixo de um avião da Turkish Airlines, onde circulava com a filha, de quatro anos, depois de conseguir fintar a barreira de segurança.
Ao longo de 18 horas, as autoridades no local e os negociadores estiveram em contacto com o homem, que se suspeitava estar armado e na posse de explosivos, para o demover e fazer sair do carro. Também a mãe da menor esteve em contacto com o suspeito.
Também na rede social X, o aeroporto de Hamburgo anunciou que a ação policial terminou e que "estão em curso preparativos para retomar as operações de voo o mais rapidamente possível".
"Estamos em estreita coordenação com as forças de segurança sobre quando serão reabertas as vias de acesso e terminais", lê-se ainda no comunicado.
+++UPDATE 16:00 Uhr+++
— Hamburg Airport 🕊 (@HamburgAirport) November 5, 2023
Die Zufahrten und Terminals sind aktuell noch gesperrt. Wir sind in enger Abstimmung mit den Sicherheitskräften, wann die Zufahrten und Terminals wieder freigegeben werden. Es kommt heute weiterhin zu erheblichen Streichungen und Verzögerungen. pic.twitter.com/EG6rXBPfvq
No entanto, continuam a ser esperados cancelamentos e atrasos significativos ao longo do dia de domingo.
Segundo a Reuters, as autoridades aeroportuárias de Hamburgo tinham informado que 286 voos com cerca de 34.500 passageiros estavam previstos para este domingo.