Um homem armado entrou com um veículo numa das portas do aeroporto de Hamburgo, na Alemanha, forçando as autoridades a suspenderem todo o tráfego aéreo.
O aeroporto de Hamburgo confirmou que, devido a uma ação da polícia federal, todas as descolagens e aterragens foram suspensas. Mais tarde confirmou que não se realizariam mais operações durante este sábado, referindo que os passageiros afetados devem contactar diretamente a companhia aérea responsável pela ligação.
+++UPDATE+++
Aufgrund einer polizeilichen Maßnahme auf dem Vorfeld des Hamburger Flughafens finden am heutigen 4. November keine Starts und Landungen mehr statt. Alle betroffenen Passagiere wenden sich bitte direkt an die Fluggesellschaft. pic.twitter.com/qGPe9OYmI0
— Hamburg Airport 🕊 (@HamburgAirport) November 4, 2023
De acordo com o jornal Die Welt, o suspeito disparou a arma por duas vezes, tendo ainda lançado duas garrafas a arder, naquilo que a polícia descreveu como uma espécie de cocktail molotov.
O mesmo jornal refere que a mulher do homem que ia a conduzir o carro já tinha contactado a polícia por causa de um possível rapto de uma criança.
A polícia já confirmou que estavam pelo menos duas pessoas no veículo, estando entre elas uma criança. "Continuamos a assumir uma situação com refém. A situação está estável. Temos um grande contingente destacado, incluindo unidades robustas e forças especiais", acrescenta a polícia de Hamburgo, sendo que não há feridos a registar.
Nach derzeit. Erkenntnissen ist gegen 20 Uhr ein Auto auf das Vorfeld des @HamburgAirport gelangt.
— Polizei Hamburg (@PolizeiHamburg) November 4, 2023
Im Fahrzeug befinden sich mind. 2 Personen, darunter ein Kind. Wir gehen weiter von einer Geisellage aus.
Die Lage ist statisch.
Gemeinsam mit der @bpol_nord sind wir mit einem…
A mais recente atualização das autoridades assume que uma questão da guarda da criança está na origem do problema. As equipas de negociação estão a falar com o suspeito.
A polícia informou, entretanto, que procedeu à evacuação de todos os terminais, bem como dos aviões que se encontravam na pista depois do encerramento das instalações.
A informação da página do aeroporto de Hamburgo dá conta de vários voos desviados, sendo que um deles, que tinha aterragem prevista para as 21:45 locais (menos uma hora em Portugal Continental), tinha partido de Lisboa. Trata-se de um voo de Eurowings, e que tinha deixado o aeroporto Humberto Delgado às 18:17, tendo acabado por aterrar em Hannover, também na Alemanha.
Entretanto a informação do aeroporto de Hamburgo acrescentou que um outro voo proveniente de Lisboa, este operado pela TAP, teve também de ser desviado para Hannover.
Um terceiro voo que descolou de Portugal, do aeroporto do Funchal, foi também desviado para Hannover, confirmou depois o aeroporto.
Vários outros voos tiveram de ser desviados, de acordo com a mesma página. Pelo menos seis descolagens e 21 aterragens foram afetadas.