Batatas ficam menos calóricas no dia seguinte a terem sido cozinhadas? Esfrie aqui as suas dúvidas - TVI

Batatas ficam menos calóricas no dia seguinte a terem sido cozinhadas? Esfrie aqui as suas dúvidas

Batata (Pexels)

VERÃO CNN | Quem nunca guardou uma marmita para o dia seguinte vai ter mesmo de ler este artigo

Relacionados

O contexto não está nada para desperdícios de comida. Ou falta a carteira, ou o tempo para cozinhar, ou a vontade. Guardar comida para depois faz parte das nossas vidas. E os hidratos de carbono, esses “vilões” da nossa dieta, podem ter um efeito surpreendente.

Se cozinhou batata, massa ou arroz, fique a saber que, no dia seguinte, depois de frios, ficam menos calóricos.

“Quando se cozinham alimentos ricos em amido, este sofre alterações significativas na sua estrutura, um processo que se designa por gelatinização do amido. Esta transformação facilita a digestão do mesmo”, começa por explicar o nutricionista João Rodrigues.

Contudo, “à medida que o amido arrefece, sofre um processo de recristalização. O amido torna-se mais compacto. Como consequência, fica mais resistente à digestão, o que faz com que o potencial calórico dos alimentos diminua. O amido que não é digerido não fornece calorias a quem o consome”, sintetiza.

Este efeito, diz, é mais notório nas batatas.

O lado bom dos hidratos

É verdade que a comida no dia a seguir pode não ter tanta graça para o palato. Também por isso, se está a pensar seguir este caminho para perder peso, é melhor ponderar outras alternativas mais equilibradas, com a ajuda de um profissional.

Quando se fala em hidratos, “o sino bate, o alarme toca ou pensamos que vamos engordar”, lembra Nicole Setton, “coach” nutricional da Clínica Pilares da Saúde. E não tem de ser assim.

É o excesso, como tudo na vida alimentar, que conduz a esta ideia. E a resultados negativos no controlo do peso.

“Alguns alimentos classificados como hidratos de carbono, depois de cozinhados, costumam ser conhecidos como amido resistentes, que se tornam muito parecidos molecularmente com as fibras. Entre as suas propriedades encontra-se o facto de não elevarem a glicémia. Além disso, nutrem a nossa flora intestinal, reduzem o apetite e contribuem para elevar a saúde em termos gerais”, descreve.

Em resumo: como os hidratos de carbono o deixam mais saciado, há menos margem para asneiras com snacks a meio do dia.

Continue a ler esta notícia

Relacionados