Paulo Freitas anunciou, na manhã desta quarta-feira, os 10 convocados para o Mundial de setembro, em Itália. Quanto a novidades, o selecionador nacional trocou Nuno Santos (Oliveirense) e João Souto (Sporting) por Zé Miranda (Benfica) e Vieirinha (Óquei Barcelos).
No encerramento da época, o jovem das águias, de 20 anos, evidenciou-se nos playoffs da Liga. Por sua vez, Vieirinha foi um pilar na época do emblema de Barcelos.
Entre os mais experientes, evidenciam-se João Rodrigues (132 internacionalizações), Hélder Nunes (130), Gonçalo Alves (121) e Ângelo Girão (117).
Entre os mais jovens, destaque para Zé Miranda e para o guardião Xano Edo (22 anos).
Portugal integra o Grupo A do Mundial, na companhia de Argentina, Angola e EUA. A estreia da Seleção Nacional está agendada para 16 de setembro, ante os norte-americanos. Esta fase da prova servirá para definir os emparelhamentos dos «quartos».
No Grupo B estão Espanha, Itália, Chile e França. O Mundial decorrerá entre 16 e 22 de setembro.
Portugal foi finalista vencido em 2022, na Argentina, ante os anfitriões. Antes, em 2019, a Seleção Nacional derrotou os argentinos nos penáltis, em Espanha.
Em todo o caso, a Espanha lidera a contagem, com 17 Mundiais, mais um face a Portugal. Por sua vez, a Argentina contabiliza seis. Neste século, Portugal apenas conquistou a prova em 2003 e 2019.
Consulte os 10 convocados de Paulo Freitas.
Guarda-redes: Ângelo Girão (Sporting) e Xano Edo (Oliveirense).
Defesas: Xavi Cardoso (Oliveirense); Zé Miranda (Benfica) e Hélder Nunes (FC Porto).
Alas: Gonçalo Alves (FC Porto); Rafa Costa (FC Porto) e Vieirinha (Óquei Barcelos).
Pivot: Gonçalo Pinto (Benfica) e João Rodrigues.