"Ice Merchants". Curta portuguesa nomeada para os Óscares vence prémios Annie - TVI

"Ice Merchants". Curta portuguesa nomeada para os Óscares vence prémios Annie

Projeto de João Gonzalez está nomeado para os Óscares, cuja cerimónia vai acontecer no dia 12 de março

Relacionados

Ainda não é um Óscar, mas é um galardão de peso. "Ice Merchants", de João Gonzalez, conquistou o prémio de melhor curta-metragem nos prémios Annie, durante a cerimónia que se realizou na madrugada deste domingo em Los Angeles.

A apenas duas semanas dos prémios da Academia, o reconhecimento na 50.ª edição dos prémios Annie pode ser um bom presságio, mas para já é a segunda vez que um projeto nacional vence os mais importantes prémios norte-americanos do cinema de animação, atribuídos pela Sociedade Internacional de Cinema de Animação.

"Ice Merchants" estava indicado na categoria de Melhor Curta-Metragem ao lado de "Amok", do húngaro Balázs Turai, "Black Slide", do israelita Uri Lotan, "Love, Dad", da checa Diana Cam Van Nguyen, e "The Flying Sailor", das canadianas Amanda Forbis e Wendy Tilby.

“Ice Merchants”, o terceiro filme de João Gonzalez, é sobre perda e laços familiares, entre um pai e um filho, e tem como ponto de partida a imagem de uma casa numa montanha, debruçada num precipício.

Esta curta-metragem, contada sem narrador nem diálogos, apenas por imagens desenhadas e música, tem coprodução da Cola Animation com Reino Unido e França.

O filme de João Gonzalez teve estreia mundial em maio de 2022 na Semana da Crítica, no Festival de Cinema de Cannes, onde recebeu um prémio do júri, abrindo portas para a presença em uma centena de outros festivais de cinema em todo o mundo, onde também foi premiado.

"Ice Merchants" estreou no dia 16 de fevereiro nos cinemas nacionais e ainda se encontra, depois de um percurso por vários festivais, tendo integrado o IndieJúnior, que terminou no domingo no Porto, e está na programação do Festival de Clermont-Ferrand, em França.

Considerados os Óscares do cinema de animação, os prémios Annie distinguem produções de animação, em curta e longa-metragem, e são atribuídos anualmente pela Sociedade Internacional de Cinema de Animação.

Na categoria de Melhor Filme, para além do vencedor "Pinóquio de Guillermo del Toro", estavam nomeados "Turning Red – Estranhamente Vermelho", dos estúdios Pixar, "O Gato das Botas: O Último Desejo", da Dreamworks, "The Sea Beast", da Netflix, e "Wendell & Wild", uma produção da Monkeypaw e da Gotham para a Netflix.

Entre os vencedores nas 32 categorias da 50.ª edição dos prémios Annie estão ainda "Marcel the Shell with Shoes On" (Marcel the Movie LLC) como Melhor Filme Independente e "The Boy, The Mole, The Fox and The Horse" (NoneMore e Bad Robot) como Melhor Produção Especial.

 

Continue a ler esta notícia

Relacionados