Novo patriarca de Lisboa admite indemnizar vítimas de abusos da Igreja Católica - TVI

Novo patriarca de Lisboa admite indemnizar vítimas de abusos da Igreja Católica

  • Agência Lusa
  • DCT
  • 5 set 2023, 18:46
Rui Valério (Patriarcado de Lisboa)

O novo patriarca de Lisboa foi esta terça-feira recebido, em audiência no parlamento, pelo presidente da Assembleia da República para apresentação de cumprimentos.

O novo cardeal-patriarca de Lisboa, Rui Valério, admitiu esta terça-feira pagar indemnizações às vítimas de abusos da Igreja Católica, considerando ser um apoio para reconstruírem as suas vidas.

“Para mim isso [indemnização] não está excluído. Faz parte da equação”, disse aos jornalistas Rui Valério, após ter sido recebido pelo presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.

O novo patriarca de Lisboa, que tomou posse no sábado, destacou a “perspetiva de tolerância zero para com todas as formas de abuso”.

“Sendo eu iluminado por esse grande princípio do primado da pessoa e do direito que a pessoa tem à integridade da sua dignidade e de ser reparado nessa dignidade e nas feridas que sofreu, eu começo por atribuir à palavra indemnização um sentido muito extenso e muito amplo”, afirmou, concretizando: “Se a indemnização monetária for um apoio para que a pessoa se sinta restituída na integralidade da sua condição de ser humano, na sua capacidade de reconstruir a sua vida, nós temos que passar por esse caminho, temos que seguir essa estrada”.

O novo patriarca de Lisboa foi esta terça-feira recebido, em audiência no parlamento, pelo presidente da Assembleia da República para apresentação de cumprimentos.

Continue a ler esta notícia