Imigrantes fazem disparar actividade do Banco do Brasil em Portugal - TVI

Imigrantes fazem disparar actividade do Banco do Brasil em Portugal

O aumento do número de imigrantes brasileiros em Portugal está a fazer disparar a actividade do Banco do Brasil, que já prepara a abertura de novas agência no nosso país.

O Banco do Brasil tem visto a sua actividade aumentar substancialmente em Portugal, como consequência do crescimento do número de imigrantes brasileiros e das remessas que efectuam para o seu país de origem.

O banco brasileiro já detém uma carteira de 30 mil clientes em Portugal, de um total de 100 mil imigrantes brasileiros que vivem no nosso país, de acordo com o jornal brasileiro Gazeta Mercantil. Em 2003, as remessas de dinheiro de imigrantes de Portugal para o Brasil através da instituição financeira estatal brasileira ascenderam a 100 milhões de euros.

Esse montante representou cerca de um quarto do volume total de transferências efectuadas em 2003 para o Brasil por cidadãos brasileiros residentes em Portugal.

"Na segunda metade de 2002, eram realizadas 650 transferências por mês. Agora, já são 13 mil", sublinhou o administrador geral do banco em Portugal, Gladstone de Siqueira.

O Banco do Brasil, que já está presente em Portugal há 30 anos, possui actualmente apenas uma agência no país, a de Lisboa, mas prepara-se para abrir outras cinco e mais dois postos de atendimento. As novas instalações situar-se-ão nas áreas de maior concentração de imigrantes brasileiros, como Cascais, Costa da Caparica e Porto, além de Lisboa, onde serão abertas mais duas agências.

Em 2003, o Banco do Brasil em Portugal registou lucros de cerca 3,8 milhões de euros, encerrando o ano com activos de aproximadamente 445 milhões de euros.
Continue a ler esta notícia