A Polícia Judiciária (PJ) está a investigar um incêndio que destruiu na madrugada desta segunda-feira contentores de recolha do lixo na cidade de Leiria, disse à agência Lusa fonte desta força policial.
Fonte da PJ afirmou que está a investigar esta ocorrência, assim como outra idêntica registada na madrugada de sexta-feira.
O comandante distrital de Leiria da Polícia de Segurança Pública (PSP), Domingos Urbano Antunes, adiantou que “há o registo, às 05:35 da manhã, de um ecoponto que foi queimado, vandalizado”.
“Comunicámos à PJ, que é a entidade competente por investigar crimes de incêndio de natureza dolosa”, declarou Domingos Urbano Antunes, esclarecendo que outra ocorrência semelhante, na madrugada de sexta-feira e no mesmo local, foi, igualmente, remetida para a PJ.
Na rede social Facebook, o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, escreveu que a cidade “voltou a ser palco, esta madrugada, de mais um ato de vandalismo”, referindo que, “nos últimos dias, ocorreram dois episódios semelhantes no mesmo local, com contentores de recolha de lixo incendiados, atingindo num dos casos uma viatura”.
“Condenamos, veementemente, estes crimes, que não servem propósito algum senão o de destruir o património que pertence a todos”, declarou o autarca, anunciando a apresentação de queixa “junto das autoridades competentes, com o objetivo de identificar e responsabilizar os autores desses atos”.
Na mesma publicação, Gonçalo Lopes apelou para o “respeito pelo espaço público e à colaboração de toda a comunidade”, para manter a cidade cuidada e segura.
Segundo o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Leiria, o alerta com a indicação de um caixote do lixo a arder, na Rua Sá de Miranda, nas imediações da Avenida Marquês de Pombal, chegou às autoridades às 05:32.