Vários concelhos do país em perigo muito elevado ou elevado de incêndio - TVI

Vários concelhos do país em perigo muito elevado ou elevado de incêndio

  • Agência Lusa
  • AG
  • 11 abr 2023, 07:39
Incêndio em Vila Real (Lusa/ Pedro Sarmento Costa)

Atenção focada no Algarve e em grande parte do interior do país

Dezasseis concelhos do interior Centro e da região do Algarve estão esta terça-feira em perigo muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou ainda em perigo elevado de incêndio mais de 60 concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Leiria, Santarém, Beja e Faro.

Mapa com risco de incêndio para 11 de abril (IPMA)

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Para hoje, o IPMA prevê uma pequena subida da temperatura, em especial no litoral oeste, e acentuado arrefecimento noturno.

Está igualmente prevista a possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral a norte do Cabo Carvoeiro, sendo mais prováveis no Minho.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 6 graus celsius (Bragança) e os 14ºC (Faro) e as máximas entre os 16ºC (Viana do Castelo) e os 28ºC (Faro).

Continue a ler esta notícia