A Índia conquistou esta quarta-feira um marco histórico: tornou-se o primeiro país a enviar uma sonda para o polo sul da superfície lunar. A Chandrayaan-3, que foi lançada em 14 de julho, conseguiu pousar com sucesso naquela superfície cerca das 13:30 desta quarta-feira.
O primeiro-ministro indiano assistiu à aterragem à distância, uma vez que se encontra na cimeira da BRICS, que decorre esta semana em Joanesburgo, na África do Sul.
Assim que a nave não-tripulada pousou na Lua, Narendra Modi celebrou com os assistentes da torre de controlo, abanando uma pequena bandeira da Índia sem esconder o sorriso no rosto. Depois, assinalou o feito com um discurso dirigido à Nação.
"A Índia está agora na Lua", enfatizou, encorajando outros países a lançar as suas próprias missões à Lua, lembrando que o sucesso da Índia é o sucesso da humanidade.
"Podemos todos aspirar ir à Lua e mais além", acrescentou.
Uma vez conquistado este passo, os cientistas preparam-se agora para implantar um rover que permita enviar imagens e dados da superfície lunar até à Terra.
A missão indiana surge três dias depois de a Rússia falhar a mesma missão com a nave lunar Luna-25, que acabou por se despenhar na Lua.
.... and
— ISRO (@isro) August 22, 2023
The moon as captured by the
Lander Imager Camera 4
on August 20, 2023.#Chandrayaan_3 #Ch3 pic.twitter.com/yPejjLdOSS