Pelo menos 200 mortos e 900 feridos em descarrilamento de comboio na Índia - TVI

Pelo menos 200 mortos e 900 feridos em descarrilamento de comboio na Índia

Descarrilamento de comboio na Índia (AP)

As autoridades admitem que muitos passageiros ainda se encontram presos no interior das carruagens

Pelo menos 200 pessoas morreram e 900 ficaram feridas esta sexta-feira depois de um comboio ter descarrilado e colidido com uma locomotiva de transporte de mercadorias, no distrito de Odisha, na Índia, avança a agência Reuters. Muitas pessoas ainda se encontrar no interior da composição.

O acidente aconteceu por volta das 19:30 locais (13:50 em Lisboa), perto de uma estação na localidade de Bahanaga, a 1.600 quilómetros a nordeste da capital Nova Deli. Mais de 400 feridos já foram levados para os hospitais das redondezas.

No local estão mais de 15 equipas de bombeiros, 30 médicos, 75 ambulâncias e 500 polícias.

As equipas de socorro estão no local a tentar prestar "toda a assistência possível" a todos os afetados pelo incidente,afirmou o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, numa publicação no Twitter.

"Nesta hora de luto, os meus pensamentos estão com as famílias enlutadas; que os feridos recuperem rápido", escreveu o líder indiano.

O líder do estado de Bengala Ocidental descreveu a colisão como "um grave acidente". Fontes da companhia ferroviária citado pela Reuters admite que o número de vítimas é elevado e deverá aumentar nas próximas horas.

Segundo a Coromandel Express, o comboio descarrilou e caiu para a linha oposta. Muitos passageiros permanecem presos no interior da composição.

"Não posso comentar os detalhes agora e o número de vítimas. Eu estava em Delhi e estou a ir para o local do acidente", disse Archana Joshi, gerente geral da companhia ferroviária, disse Reuters.

A Índia tem a quarta maior rede ferroviária, a seguir aos Estados Unidos, Rússia e China, com cerca de 68 mil quilómetros, mais de 21 mil comboios e 7.349 estações, transportando diariamente 23 milhões de passageiros.

Os acidentes são comuns no país, e de acordo com os dados do Gabinete Nacional do Registo Criminal, em 2020 houve 13.018 acidentes, nos quais morreram 11.986 pessoas e outras 11.127 ficaram feridas, com as colisões a serem responsáveis por 70% dos sinistros.

Em agosto de 1995, dois comboios colidiram perto de Nova Deli, matando 358 pessoas, naquele que foi o pior acidente ferroviário da história da Índia, país onde a maioria destes acidentes é atribuída a erro humano ou a equipamento de sinalização obsoleto.

Continue a ler esta notícia