Facebook lança o indicador de Felicidade Nacional Bruta - TVI

Facebook lança o indicador de Felicidade Nacional Bruta

Facebook aos 104 anos

Indíce que determina os dias em que os norte-americanos estão mais tristes ou mais contentes

A rede social Facebook criou um índice para determinar os dias em que os norte-americanos estão mais ou menos felizes. É o indicador de Felicidade Nacional Bruta que nasce na rede social mais popular do mundo, revela a agência Efe.

O sistema é simples e utiliza a informação pessoal que milhões de usuários partilham todos os dias com o resto do mundo: o Facebook analisou as palavras empregadas pelos membros da rede na barra de estado onde figura a pergunta «o que pensas?» e concluiu que alguns dos dias mais felizes coincidiram com feriados dos Estados Unidos. A excepção aconteceu no dia a seguir à eleição de Barack Obama, uma «quarta-feira mais feliz do que qualquer outra».

Morte de Michael Jackson foi dia triste para utilizadores

O dia mais pessimista coincidiu com a morte do actor Heath Ledger e a queda das bolsas asiáticas. Também o dia da morte da estrela da pop Michael Jackson fica na história deste índice como dos mais tristes vividos pelos norte-americanos.

O Facebook quer alargar esta «experiência» a outras línguas e países, já que há quase 300 milhões de utilizadores em todo o mundo e 20 milhões actualizam o seu «estado» pelo mens uma vez por dia.
Continue a ler esta notícia