Sonda espacial InSight, que documentou pela primeira vez um sismo em Marte, está a "morrer" - TVI

Sonda espacial InSight, que documentou pela primeira vez um sismo em Marte, está a "morrer"

  • Agência Lusa
  • RL
  • 20 dez 2022, 18:25
In Sight

"O meu tempo aqui foi produtivo e sereno", pode ler-se na última mensagem

A sonda espacial norte-americana InSight está a "morrer" em Marte, onde pousou há quatro anos e documentou pela primeira vez um sismo no planeta, mas está a ficar sem energia.

O aparelho não respondeu às comunicações feitas no domingo a partir da Terra e a agência espacial norte-americana (NASA) assumiu na segunda-feira que a missão "pode ter chegado ao fim".

A mais recente comunicação bem-sucedida ocorreu na quinta-feira.

Os níveis de energia da sonda estão a diminuir há meses devido à poeira que cobre os seus painéis solares. Os controladores da missão sabiam que o fim estava próximo, mas, ainda assim, vão tentar novamente restabelecer as comunicações.

A sonda InSight pousou em Marte em 2018 e foi o primeiro engenho espacial a registar um sismo no planeta, tendo documentado mais de 1.300 abalos.

Quando foi lançada, a missão, destinada a estudar o interior de Marte, tinha uma duração de dois anos.

A NASA mantém em Marte dois robôs ativos, o Curiosity, na superfície do planeta desde 2012, e o Perseverance, que pousou no solo marciano em fevereiro de 2021 para recolher amostras de rocha que serão enviadas pela primeira vez para a Terra, na década de 2030, para estudo de eventuais sinais de vida microbiana passada.

Continue a ler esta notícia