Maioria dos distritos do interior norte e centro em perigo máximo de incêndio. Há seis distritos em alerta por causa do tempo quente - TVI

Maioria dos distritos do interior norte e centro em perigo máximo de incêndio. Há seis distritos em alerta por causa do tempo quente

  • Agência Lusa
  • DCT
  • 5 ago, 07:30
Incêndio em Ourém (Paulo Cunha/Lusa)

Nos próximos dias, estes níveis de risco de incêndio vão manter-se, de acordo com a previsão do IPMA

Os distritos de Bragança, Évora, Guarda, Beja, Castelo Branco e Portalegre estão esta segunda-feira sob aviso amarelo por causa do tempo quente, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Já o risco de incêndio rural é máximo na maioria dos concelhos dos distritos do interior norte e centro de Portugal continental, bem como em quatro concelhos do distrito de Faro.

De acordo com um comunicado do IPMA, o aviso amarelo de calor devido à "persistência de valores elevados da temperatura máxima", está em vigor até às 18:00 desta segunda-feira. A temperatura máxima mais elevada prevista para hoje será alcançada em Évora e Castelo Branco, com 39 graus Celsius, e a mais baixa em Aveiro com 24 graus Celsius.

O risco de incêndio rural é máximo na maioria dos concelhos dos distritos do interior norte e centro de Portugal continental, bem como em quatro concelhos do distrito de Faro. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), outros concelhos desta área estão em risco muito elevado de incêndio, à semelhança do distritos de Faro.

Os distritos abaixo de Lisboa, Santarém e Portalegre apresentam um risco elevado.

Nos próximos dias, estes níveis de risco de incêndio vão manter-se, de acordo com a previsão do IPMA.

O risco de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de ‘reduzido’ a ‘máximo’, e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

 

Continue a ler esta notícia