Demitiu funcionários por não fumarem - TVI

Demitiu funcionários por não fumarem

  • Portugal Diário
  • 17 jan 2008, 16:00
Fumador

Proprietário alegou que trabalhadores estavam a «interferir na tranquilidade da empresa»

Relacionados
O proprietário de uma pequena empresa de tecnologia na cidade de Buesum, na Alemanha, está a ser processado por demitir três funcionários não fumadores para os substituir por fumadores, cita o site BBC Brasil do jornal alemão Hamburger Morgenpost.

Os funcionários, que já trabalhavam na empresa há cerca de dois anos e meio, foram despedidos após pedirem a criação de uma área específica para não fumadores dentro da empresa.

Expulsa do exército por ter silicone nos seios

Igreja contra «estacionamento do amor»

O proprietário da empresa, Thomas Jenssen, disse que os três funcionários estavam a «interferir com a tranquilidade da empresa» e que decidiu substituir os três por fumadores porque eles «se adaptariam melhor». Jenssen está a responder a um processo por demissão sem justa causa.

A Alemanha introduziu no dia 1 de Janeiro a proibição ao fumo em bares e restaurantes, mas os alemães que trabalham em pequenos escritórios ainda podem fumar em ambiente fechado.

O dono da empresa, que tem dez funcionários, considera a proibição do fumo um ataque à liberdade individual.

Um advogado trabalhista disse ao jornal alemão que os ex-funcionários têm boas possibilidades perante o tribunal, já que «não podem ser punidos por terem defendido um direito, como o à saúde».
Continue a ler esta notícia

Relacionados