Imigrantes controlados por ADN - TVI

Imigrantes controlados por ADN

ADN [Arquivo]

Testes para verificar reagrupamento familiar relançam debate sobre racismo e xenofobia em França

O ministro francês da Imigração e da Identidade Nacional, Eric Besson, anunciou, esta quinta-feira, que «em breve» vai implementar um sistema de testes de ADN para controlar e autorizar os pedidos de reagrupamento familiar de imigrantes em França, diz a Lusa.

Em declarações à televisão francesa LCI, Eric Besson adiantou que o governo de Nicolas Sarkozy vai autorizar a realização de testes de ADN voluntários no «prazo de dois meses» para garantir que os laços sanguíneos de imigrantes, que requerem o reagrupamento familiar em França, são autênticos.

A proposta do governo francês, que foi aprovada pelo Senado em 2007, prevê que pessoas com mais de 16 anos que desejam emigrar para a França, no âmbito do reagrupamento familiar, tenham de fazer testes de ADN nos respectivos países de origem.

O governo francês acredita que o recurso aos testes vai acelerar a entrada de imigrantes que provarem relações de parentesco e argumenta que outros 12 países europeus já adoptaram medidas de controlo semelhantes.

O projecto tem sido alvo de duras críticas por parte da oposição e de grupos de defesa dos direitos humanos, que acusam o Governo de racismo e questionam a utilização da genética nas regras de imigração.

Num comunicado, a organização não-governamental francesa «SOS Racisme» manifestou «surpresa» sobre o anúncio do ministro francês da Imigração e da Identidade Nacional.
Continue a ler esta notícia