Israel celebra 60 anos «de vida» - TVI

Israel celebra 60 anos «de vida»

Tropas israelitas no campo de refugiados de Balata (Foto EPA/ALAA BADARNEH)

Em tempo de festa país está em alerta máximo contra potenciais ataques terroristas

Relacionados
Israel iniciou esta noite as comemorações oficiais do 60º aniversário da criação do Estado, com o país em alerta máximo contra potenciais ataques terroristas, escreve a Lusa.

O primeiro dia da «Festa da Independência» israelita é marcado pelo Dia da Memória dos soldados mortos nas guerras lutadas pelo país desde 14 de Maio de 1948 e foi «abrilhantado» por uma mensagem enviada ao povo pelo astronauta israelita Garrett Reisman, a partir da Estação Espacial Internacional, em órbita à volta da Terra.

«Sempre que a Estação sobrevoa o Estado de Israel, procuro encontrar uma janela e nunca deixo de me comover quando vejo o contorno familiar de Israel a aproximar-se de nós, vindo do horizonte», afirma o astronauta ao serviço da agência espacial norte-americana NASA.

Também esta quinta-feira, cidades por todo o país e comunidades israelitas na diáspora participam de uma tentativa de bater o recorde do Guiness para o maior número de pessoas a cantar simultaneamente um hino nacional.

Para os próximos dias, estão ainda previstos concertos, torneios desportivos, memoriais do Holocausto nazi, competições bíblicas e ainda a inauguração de um percurso pedestre em torno do Mar da Galileia.

O presidente norte-americano, George W. Bush, participará na próxima semana numa conferência em Jerusalém, juntamente com Tony Blair, Henry Kissinger, Mikhail Gorbachev, Rupert Murdoch e ainda os inventores do Google e Facebook.

Numa altura em que o país continua a ser visado por ataques de morteiro a partir da Faixa de Gaza, controlada pelos extremistas palestinianos do Hamas, os festejos decorrem sob medidas de segurança máxima.
Continue a ler esta notícia

Relacionados