Novo Papa é «homem lutador e defensor da igreja» - TVI

Novo Papa é «homem lutador e defensor da igreja»

Representante dos portugueses na Argentina congratula-se com eleição de Francisco I como líder da Igreja Católica

Relacionados
O presidente do Conselho das Comunidades Portuguesas na Argentina disse esta quarta-feira que o novo papa é visto em Buenos Aires como um homem lutador, defensor da igreja e com alguma discordância com as políticas do Governo argentino.

Veja o perfil do novo Papa, Francisco I

«É visto como um homem lutador, defensor da igreja e com alguns problemas com o Governo. Aparentemente não está muito de acordo com a política deste Governo», disse à agência Lusa Analido Mendes Amaro.

O português que vive há mais de 50 anos na Argentina adiantou que os argentinos foram apanhados de surpresa com a eleição do cardeal-arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mário Bergoglio, como novo papa.

«Quando surgiu a notícia, foi algo inesperado para a Argentina», afirmou, adiantando que, em Buenos Aires, há alguns carros nas ruas a buzinar.

Analido Mendes Amaro sublinhou que os argentinos não pensavam que o cardeal-arcebispo de Buenos Aires fosse eleito papa, tendo em conta que surgia como quinta opção a seguir aos cardeais brasileiro, canadiano e italiano.

«Como português residente na argentina logicamente que é uma satisfação que o papa seja argentino, já que é a minha segunda pátria», disse ainda.

O cardeal argentino Jorge Mário Bergoglio, 76 anos, foi hoje eleito papa e escolheu o nome de Francisco I.

O cardeal arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, foi hoje eleito papa pelos 115 cardeais reunidos em Roma, assumindo o nome de Francisco I.

Na sucessão de Bento XVI, a escolha do jesuíta de 76 anos acabou por surpreender os especialistas, por ser latino-americano e por não fazer parte dos mais novos do colégio cardinalício.

Francisco I sucede a Bento XVI e é o 266.º papa da Igreja Católica.
Continue a ler esta notícia

Relacionados