Arctic Sea: Rússia prendeu piratas - TVI

Arctic Sea: Rússia prendeu piratas

Localização ocultada para não assustar criminosos

Relacionados
Actualizado às 10:30

A fragata russa Ladny libertou o cargueiro «Arctic Sea» no Atlântico sem disparar um único tiro e prendeu oito alegados piratas, segundo informou o ministro da Defesa russo, citado pela agência Ria Novosti.

«Os raptores desviaram o Arctic Sea, ameaçaram a tripulação com armas e obrigaram-nos a seguir ordens. O Arctic Sea seguiu para a rota do continente africano, com todas as comunicações e equipamento de investigação desligado, tal como foi ordenado pelos raptores», informou Anatoly Serdyukov.

Os oito detidos são provenientes da Estónia (quatro), Letónia (dois) e Rússia (dois). Nenhum elemento da tripulação ficou ferido na operação, assegurou o ministro russo.

Cargueiro estava escondido

O cargueiro tinha sido detectado há vários dias, mas a informação foi ocultada para evitar assustar os criminosos.

Segundo o jornal Rossiskaia Gazeta, órgão oficial do governo russo, esta medida prendeu-se com considerações operacionais, acrescentando que «os criminosos que desviaram o cargueiro levaram o navio para a zona costeira de Cabo Verde, porque é praticamente inacessível aos submarinos que participavam na operação de busca».

Por isso foi enviado, pelas autoridades militares russas, o navio de guerra Ladnii para fazer buscas perto das 10 ilhas do arquipélago.

Segundo o mesmo jornal, os piratas conseguiram sair do navio em lanchas rápidas, antes de terem sido descobertos por militares russos. No entanto, antes de abandonarem o cargueiro, provocaram sérias avarias no mesmo.

Victor Matveev, director da empresa finlandesa Solchart Management Ab OY, proprietária do Arctic Sea, reconheceu que o cargueiro está avariado e a possibilidade de o fazer regressar a casa está a ser estudada.

O embaixador russo junto da Nato, Dmitri Rogozin, reconheceu que «a situação foi séria», revelando que a NATO «ajudou a identificar o alvo e a que os navios de guerra russos chegassem o mais depressa possível a ele».

Segundo a Lusa, está estacionado desde domingo um avião russo no aeroporto da ilha cabo-verdiana do Sal, para transportar os 15 marinheiros russos de volta a Moscovo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados