Atacante de Christchurch é o primeiro acusado de terrorismo na Nova Zelândia - TVI

Atacante de Christchurch é o primeiro acusado de terrorismo na Nova Zelândia

  • BC
  • 21 mai 2019, 19:28
Brenton Tarrant durante o primeiro interrogatório

Brenton Tarrant, suspeito de matar 51 pessoas em duas mesquitas de Christchurch, foi acusado pela polícia de estar envolvido em ato terrorista, algo que nunca tinha acontecido ao abrigo da legislação em vigor na Nova Zelândia.

O homem suspeito de matar 51 pessoas nas mesquitas de Christchurch, na Nova Zelândia, foi acusado de terrorismo. 

Brenton Tarrant, que já está acusado de homicídio e tentativa de homicídio, foi agora acusado de estar envolvido em ato terrorista, informou a polícia em comunicado. 

O julgamento de Tarrant, que atacou duas mesquitas a 15 de março, deverá começar em junho, adianta a BBC. É a primeira vez na Nova Zelândia que uma pessoa é acusada de ato terrorista ao abrigo da legislação em vigor.

As autoridades reuniram-se com os sobreviventes e famílias das vítimas para os informar da acusação de terrorismo e dizem ter-se aconselhado com especialistas em Direito e procuradores antes de avançar com mais este crime, que irá exigir que se discuta em tribunal a motivação do atacante e não apenas a intenção de matar, adianta a BBC, o que levantou o receio de que o julgamento se torne plataforma de discussão de pontos de vista extremistas. 

O suspeito, que está detido em isolamento na prisão de Auckland, ainda não foi chamado a declarar-se culpado ou inocente dos crimes de que está acusado. Foi presente a tribunal em abril, tendo o juiz decidido que o seu rosto não seria tornado público.

Continue a ler esta notícia