Paquistão: ataque faz 43 mortos em centro de ajuda alimentar da ONU - TVI

Paquistão: ataque faz 43 mortos em centro de ajuda alimentar da ONU

Há ainda pelo menos 90 feridos a registar

Relacionados
Última actualização às 13:12

Um atentado suicida provocou provocou a morte de pelo menos 43 pessoas e 90 feridos no Paquistão. As vítimas são pessoas que esperavam por ajuda alimentar num centro de distribuição de comida do Programa Alimentar Mundial (PAM) das Nações Unidas, em Khar, no noroeste do país.

Estes dados foram avançadas à CNN por Muhammad Hanif, um dos médicos responsáveis do hospital a cargo das Nações Unidas em Khar. O clínico disse foi este o número de vítimas que deu entrada na unidade hospitalar.

Dosti Rehman, um responsável do principal hospital da região de Bajour, disse à Reuters que «o número de mortos pode subir, porque várias pessoas feridas estão em estado crítico».

Zakir Hussain, o máximo representante do governo nesta zona, situada perto da fronteira com o Afeganistão, confirmou estes números, salientando que entre as vítimas há várias mulheres e crianças.

De acordo com a Reuters, o atentado foi cometido por uma pessoa vestida com uma burqa. Não se sabe se homem ou mulher.

As vítimas eram da tribo Salarzai, que se haviam visto forçadas a deixar as suas casas devido aos combates entre as forças de segurança e militantes ligados à Al-Qaeda, que operam na região.

Um porta-voz do PAM disse, citado pela Reuters, que a explosão aconteceu quando as pessoas estavam a ser revistadas num posto de segurança perto do centro das Nações Unidas.

Algumas testemunhas citadas pela agência salientam que o suicida lançou duas granadas de mão antes de se fazer explodir.

Os Salarzai são conhecidos pela sua oposição aos talibã, que têm ajudado a combater, com recurso à formação de milícias.
Continue a ler esta notícia

Relacionados