EUA: pacotes suspeitos continham explosivos - TVI

EUA: pacotes suspeitos continham explosivos

Barack Obama confirma explosivos

Confirmação foi feita pelo presidente norte-americano. Reino Unido cancelou ligações directas com o Iémen

Relacionados
Artigo actualizado às 22h22

O presidente norte-americano Barack Obama já confirmou que os dois pacotes suspeitos provenientes do Iémen detectados, esta sexta-feira, pelas autoridades continham material explosivo. Recorde-se que o incidente colocou o país em alerta.

As autoridades identificaram uma «ameaça terrorista credível» contra os Estados Unidos, afirmou em conferência de imprensa. Barack Obama acrescentou ainda que os pacotes eram destinados a organizações judaicas na área de Chicago.

Por fim, sublinhou «a necessidade de se permanecer vigilante contra o terrorismo».

Entretanto, o Governo do Reino Unido resolveu suspender as ligações aéreas directas com o Iémen. A ministra do Interior, Theresa May, afirmou que «a segurança do Reino Unido continua a ser a prioridade número um» do governo e informou que o objecto encontrado num avião de transporte, destinado a Chicago, que parou em Londres, continua a ser examinado.

«Neste momento, não há nada que indique que algum local do Reino Unido possa ser atacado. Estamos a considerar, com urgência, as medidas necessárias relacionadas com a segurança da carga enviada a partir do Iémen», concluiu.

Recorde-se que dois pacotes «suspeitos» com destino nos Estados Unidos deixaram, esta sexta-feira, o país em alerta. Duas encomendas enviadas do Iémen, através da UPS e da FedEx, levaram ao controlo apertado de todos os voos com partida deste país da Península Arábica.

Um dos pacotes foi encontrado pelas autoridades no aeroporto de East Midlands, no Norte da Inglaterra, onde um aparelho da UPS que viajava do Iémen para Chicago fez uma paragem.

O outro pacote suspeito foi detectado no Dubai nas instalações da FedEx. A empresa acabou por decidir cancelar todos os envios de material do Iémen.

O alerta começou com as suspeitas do aparelho da UPS, que viajava do Iémen e para Chicago, via Londres. Mas pouco tempo depois três aviões de carga, cujos voos tiveram origem no Iémen, foram passados à lupa pelas autoridades. Dois aparelhos estavam no aeroporto de Filadélfia e um terceiro em Newark, Nova Jérsia. Nada foi encontrado.

Mas já o pacote encontrado em Londres continha cartuchos de impressoras. Estavam «manipulados», com «fios» e «um pó branco», avançaram as autoridades à CNN.

Entretanto, a Federação Judaica de Chicago confirmou que as autoridades os avisaram do alerta de terrorismo dirigido às sinagogas, escreve a Reuters.

Ao final do dia, um avião que partiu dos Emirados Árabes com destino a Nova Iorque foi acompanhado por caças norte-americanos, apesar do FBI garantir que «não havia suspeitas» sobre este aparelho. Soube-se depois que continha carga recolhida no Iémen.

Quanto às suspeitas de engenhos explosivos no interior de um camião da mesma empresa estas já foram afastadas pelo Departamento de Polícia de Nova Iorque. O veículo foi interceptado, na área de Queens, Nova Iorque.

Ainda de acordo com a Reuters que cita fonte das autoridades norte-americanas, a al-Qaeda da Península Arábica é a principal suspeita destes incidentes.
Continue a ler esta notícia

Relacionados