Itália: milhares de imigrantes chegam em pouco dias - TVI

Itália: milhares de imigrantes chegam em pouco dias

Silvio Berlusconi - EPA/MASSIMO PERCOSSI

Governo declarou «emergência humanitária»

Relacionados
O Governo italiano decretou no sábado o «estado de emergência humanitária» pela chegada nos últimos dias de mais de 3000 imigrantes, originários na sua maioria da Tunísia, à ilha de Lampedusa, no sul do país, escreve a Lusa.

Num comunicado de imprensa, o Executivo presidido por Sílvio Berlusconi, informou que a medida foi aprovada numa sessão extraordinária de emergência do Conselho de Ministros italiano, convocada no sábado para fazer frente à chegada de «inúmeros cidadãos norte-africanos» ao país.

«A reunião permitirá a imediata adopção das medidas necessárias para controlar o fenómeno e ajudar aqueles cidadãos fugidos dos países norte-africanos», refere o comunicado.

Mil imigrantes numa noite

Cerca de mil imigrantes tunisinos entraram ilegalmente na ilha italiana de Lampedusa durante a noite, segundo a guarda costeira italiana.

«Desde a meia-noite de sábado, chegaram a Lampedusa 977 pessoas», anunciou esta manhã o comandante do porto de Lampedusa, Antonio Morana, enquanto outros dois barcos se aproximavam da pequena ilha.

«A situação é difícil», admitiu António Morana, salientando que «os desembarques sucedem-se a um ritmo incessante».
Continue a ler esta notícia

Relacionados