«Mundo não deve permitir ao Irão dotar-se da arma nuclear» - TVI

«Mundo não deve permitir ao Irão dotar-se da arma nuclear»

Bush

Presidente norte-americano pede o apoio dos países do Médio Oriente

Relacionados
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, pedirá este domingo aos países do Médio Oriente que se oponham às «ambições nucleares do Irão» e que ajudem o governo do Líbano contra o grupo xiita Hezbollah, escreve a agência Lusa.

«Todas as nações pacíficas da região têm interesse em opor-se às ambições nucleares do Irão. Permitir que o principal apoiante do terror no mundo obtenha a arma mais mortal seria uma traição imperdoável às gerações futuras», referirá Bush no seu discurso na cerimónia de abertura do Fórum Económico Mundial em Charm El-Cheik. «Em nome da paz, o mundo não deve permitir ao Irão dotar-se da arma nuclear», afirmará o presidente norte-americano.

No seu discurso, George Bush vai alertar também contra «outros inimigos tradicionais» da sua administração na região. «A Al-Qaeda, o Hezbollah e o Hamas serão derrotados, uma vez que os muçulmanos em toda a região reconhecem o vazio da visão terrorista e a injustiça das suas causas», referirá.

O presidente dos Estados Unidos tenciona ainda expressar o seu apoio ao Governo do primeiro-ministro libanês, Fuad Siniora, contra os «terroristas do Hezbollah, que acabam de revelar as suas verdadeiras intenções ao levantarem-se em armas contra o povo libanês».

Para Bush é agora «mais claro que nunca» que as milícias do Hezbollah são o inimigo «de um Líbano livre» e que todas as nações, especialmente os vizinhos da região, têm vantagem em ajudar o povo libanês.
Continue a ler esta notícia

Relacionados