A importância dos neurónios - TVI

A importância dos neurónios

  • Portugal Diário
  • 21 dez 2007, 11:02

Estudo revela que neurónios, tal como uma árvore, estabelece conexões

Relacionados
Os neurónios têm, individualmente, um papel mais importante do que se julgava até agora, segundo estudos que melhoram a compreensão das interacções entre células do cérebro e que descrevem a influência de um só neurónio na percepção, noticia a Lusa.

O estudo, publicado na revista Nature, revela que cada neurónio, tal como uma árvore com várias raízes que procuram o contacto umas com as outras, estabelece conexões, as chamadas sinapses, onde os mensageiros químicos (neurotransmissores) asseguram a comunicação com os neurónios vizinhos.

Ao nível de cada sinapse, a informação ou ordem, é assim transmitida entre um neurónio «pré-sináptico» e um neurónio «pós-sináptico».

Quando de um processo de aprendizagem, certas sinapses são reforçadas e algumas conexões são privilegiadas.

O estudo, efectuado em ratos, dos neurónios do hipocampo, a região do cérebro que intervém na memória, mostra que a plasticidade de uma sinapse «pode ser influenciada por eventos em sinapses vizinhas», revelam os investigadores.

Estas interacções locais entre sinapses, cujos efeitos se estendem a uma distância de 0,01 milímetros, e que continuam durante um máximo de dez minutos, podem reforçar ou facilitar as conexões entre neurónios próximos.

A descoberta desta forma de cooperação entre sinapses próximas «abre várias pistas de pesquisa», sobretudo para compreender os mecanismos celulares, afirma num comentário Barnado Sabatini (Havard Medical School, Boston, Estados Unidos).
Continue a ler esta notícia

Relacionados