Covid-19: homem morre depois de tomar medicamento divulgado por Trump - TVI

Covid-19: homem morre depois de tomar medicamento divulgado por Trump

Donald Trump

Casal na casa dos 60 anos, infetados pelo novo coronavírus, decidiu tomar cloroquina. Mas o homem morreu no hospital

Sem uma vacina descoberta, o tratamento de doentes infetados com o novo coronavírus é feito através de medicamentos que se encontram no mercado para outras doenças. Os especialistas ainda não testaram todos esses medicamentos, mas isso não impediu Donald Trump de aconselhar a toma de cloroquina para curar a doença, apesar dos seus efeitos adversos.

Foi depois das declarações do presidente norte-americano que um casal que mora em Phoenix, Arizona, decidiu tomar cloroquina depois de saberem que estavam infetados com o novo coronavírus. Cerca de meia hora depois de tomarem este químico o casal sentiu-se mal e foi transportado para o hospital. O homem acabou por morrer a caminho da unidade hospitalar, mas a mulher sobreviveu por ter ingerido uma quantidade menor.

Trump continua a dizer que é basicamente uma cura para a doença”, disse a mulher à NBC, justificando a ingestão deste químico.

Depois de ter alta do hospital a viúva disse que os americanos deviam de deixar de tomar seja o que for “sem a prescrição médica”. O alarme social gerado pela pandemia está a levar, segundo alguns especialistas, muitos norte-americanos a tomar medicamentos, que encontram na internet, que supostamente curam a doença.

Foi numa conferência de imprensa na semana passada que erradamente Donald Trump afirmou que a Food and Drug Administration (o regulador dos medicamentos norte-americano) tinha aprovado um medicamentos anti-malária, chamado cloroquina, para tratar pacientes infetados com o novo coronavírus.

Mais tarde a FDA corrigiu o presidente e afirmou que era necessário testar primeiro estes químicos. Segundo os especialistas há vários efeitos adversos com a toma deste fármaco e pode mesmo ser mortal para pessoas com mais de 65 anos.

Só nos Estados Unidos da América já morreram 600 pessoas devido à pandemia de Covid-19 e 50.000 estão infetadas.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE