O líder cubano Fidel Castro surgiu esta sexta-feira numa entrevista televisiva, avança a agência Reuters. Desde Junho que não haviam imagens novas de Fidel e a especulação sobre a sua possível morte estava a subir de tom.
Durante a entrevista foram abordados temas como política internacional, a Guerra Fria, entre outros. Vestido com um fato de treino vermelho, azul e branco o líder fez questão de refrir o valor do euro e do dólar para ninguém duvidar da data em que a conversa foi gravada.
Já esta sexta-feira o presidente venezuelano, Hugo Chávez, tinha afirmado que Fidel Castro quase morreu, sofreu várias transfusões, nas quais «lhe trocaram quase todo o sangue», mas atualmente está bem e feliz, porque tem tempo de ver TV e escrever.
«Fidel está bem, é claro que não terminou de se recuperar. Tem um probleminha, mas pode viver mais 100 anos», disse Chávez a jornalistas em Manaus.
No último mês circularam entre exilados cubanos de Miami fortes rumores de que o estado de saúde do veterano comunista teria se agravado novamente.
Em Havana, o chanceler cubano, Felipe Pérez Roque, garantiu que Fidel está melhorando.
«Fidel está se recuperando, com disciplina. E acredito que está sendo, além disso, um período muito fecundo de seu trabalho, lendo, estudando, escrevendo e participando das principais decisões do país, que lhe são consultadas», disse o chanceler a jornalistas.
Chávez disse que sua última conversa com Fidel «foi há duas ou três semanas». Afirmou, porém, que seu ministro de Energia, Rafael Ramírez, falou com o líder cubano há uma semana, «especialmente sobre petróleo».
Fidel dá entrevista na televisão
- Portugal Diário
- 22 set 2007, 01:26
Desde Junho que não viam imagens do líder cubano
Continue a ler esta notícia