Irão: norte-americanos detidos interrogados - TVI

Irão: norte-americanos detidos interrogados

Internacional

Autoridades dizem quer querem saber se são turistas ou não

Os três cidadãos norte-americanos detidos pelas autoridades iranianas depois de terem, alegadamente, cruzado a fronteira deste país com o Iraque, estão a ser interrogados.

«Não sabemos se eles são turistas ou não. Estamos a interrogá-los», disse um responsável de segurança num canal de televisão estatal iraniano.

Os três norte-americanos foram acusados de terem ultrapassado as linha fronteiriça depois de terem recebido avisos para não o fazerem por parte de guardas fronteiriços na região do Curdistão iraquiano, apesar de as linhas que demarcam a separação dos dois países na região ser considerada pouco precisa.

O vice-governador da província iraniana do Curdistão, Iraj Hassanzadeh, disse à agência noticiosa iraniana Fars que os norte-americanos foram detidos na fronteira de Malakh-Khor, perto da localidade de Marivan.

«Quem tentar entrar ilegalmente no país na fronteira do Curdistão será preso», assegurou o responsável.

Os familiares dos detidos identificaram-nos como sendo Shane Bauer, um jornalista freelance que trabalha No Médio Oriente, a sua namorada, Sarah Shourd, e ainda Joshua Fattalm, cujo pai é iraquiano. Os três estariam a fazer uma viagem de turismo, quando foram detidos.

Segundo Sandy Close, directora executiva da empresa de media New America Media, Shane Bauer não tinha qualquer intenção de cruzar a fronteira e estava a preparar-se para cobrir as eleições curdas no Iraque para o grupo.

«Nunca durante o ano em que tem sido correspondente nosso ele deu qualquer indicação de estar interessado em fazer qualquer cobertura do Irão», disse a responsável, adiantando que, apesar de falar árabe, o jornalista não fala farsi.
Continue a ler esta notícia