Espanha: reduzida a sanção ao Valência por insultos racistas a Vinicius - TVI

Espanha: reduzida a sanção ao Valência por insultos racistas a Vinicius

Valência-Real Madrid (AP Photo/Alberto Saiz)

Federação reduziu de cinco para três jogos o encerramento de uma das bancadas do Mestalla

Relacionados

O Comité de Recurso da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) reduziu de cinco para três jogos a sanção de encerramento parcial de uma bancada do Mestalla, motivada pelos insultos racistas a Vinicius Júnior.

O órgão federativo deu na quinta-feira provimento parcial ao recurso do Valência, reduzido também o valor da multa, de 45 mil euros para 27, mas rejeitou o pedido do emblema «che» para suspender cautelarmente a sanção imposta pelo Comité de Competição da RFEF na terça-feira.

Lembre-se que o Valência foi punido com o encerramento parcial de uma bancada do Mestalla, na sequência de insultos racistas dirigidos a Vinícius Júnior, no jogo contra o Real Madrid. 

A justiça federativa decidiu ordenar o fecho da bancada Kempes, de onde terão saído grande parte dos insultos, entre os quais o único relatado no relatório do árbitro, que refere que, aos 73 minutos, um adepto chamou «macaco» ao jogador merengue.

Segundo o Comité de Competição, tendo em conta as provas apresentadas, os insultos a Vinicius começaram ainda no exterior do Mestalla, aquando da chegada do Real Madrid, continuando no interior. Além disso, o órgão federativo referiu que, entre outros, ouviu-se «um grito generalizado nas bancadas» a chamar «macaco» a Vinicius.

«Este Comité considera que ficou provado que, apesar dos esforços que vem fazendo o clube, este não foi suficientemente expedito na implementação efetiva de todas as medidas necessárias para erradicar este tipo de comportamentos», justificou.

Continue a ler esta notícia

Relacionados