Bush aperta «o cerco» a Bin Laden - TVI

Bush aperta «o cerco» a Bin Laden

11 de Setembro

Presidente americano quer capturar líder da al-Qaeda antes do fim de mandato

Relacionados
O presidente dos Estados Unidos quer capturar o líder da al-Qaeda, Osama bin Laden antes de terminar o seu mandato e, como derradeira tentativa, recorreu a forças especiais britânicas, escreve este domingo o The Sunday Times.

Fontes da Defesa e dos serviços secretos tanto em Washington como em Londres confirmaram ao diário britânico estar em marcha uma nova operação para capturar o homem mais procurado do mundo e inimigo público «número 1» dos Estados Unidos, que é sem dúvida a grande «calcanhar de Aquiles» de George W. Bush.

«Se Bush puder gabar-se de ter matado Sadam Hussein e capturado Bin Laden, poderá dizer que tornou o mundo num lugar de mais seguro», considerou uma fonte dos serviços secretos norte-americanos citada pelo jornal britânico.

O conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Stephen Hadley, admitiu hoje que tem sido feito «um esforço enorme» para capturar Bin Laden desde os atentados de 11 de Setembro de 2001 nos Estados Unidos.

Bin Laden apela à luta contra Israel

Al Qaeda: «Não matamos inocentes»

Hadley explicou que, todas as quintas-feiras, quando o director da Agência Central de Inteligência (CIA), Michael Hayden, despacha expediente com o presidente norte-americano, este pergunta sempre pelo dossier Bin Laden.

«Esta foi sempre uma prioridade para o Presidente e para o Governo nos últimos anos e vai continuar a ser», disse Stephen Hadley em declarações prestadas a bordo do avião Air Force One, que transportou hoje Bush até ao Reino Unido, última etapa do seu périplo de despedida pela Europa.

Duas forças especiais do Exército britânico, uma naval e outra de reconhecimento, estão a participar numa operação militar dirigida pelos Estados Unidos na fronteira setentrional do Paquistão para capturar Bin Laden.

É a primeira vez, segundo o The Sunday Times, que estas forças britânicas operam na fronteira paquistanesa com carácter regular.

Segundo uma fonte das forças especiais britânicas, a operação que visa a captura do mais famoso terrorista do mundo dispõe de total autorização das autoridades paquistanesas.

Na operação estão a ser utilizados aviões não tripulados «Predator» e «Reaper», equipados com mísseis «Hellfire» que podem ser utilizados contra objectivos terroristas concretos.

Osama bin Laden, o milionário de origem saudita que criou uma rede terrorista com tentáculos em numerosos países, tem conseguido escapar à captura desde há sete anos, após os atentados de 11 de Setembro de 2001, altura em que Bush declarou que os Estados Unidos o querem «vivo ou morto».
Continue a ler esta notícia

Relacionados