Gaza: EUA querem cessar-fogo imediato - TVI

Gaza: EUA querem cessar-fogo imediato

Ataques na Faixa de Gaza

George W. Bush está de acordo com a UE, embora os norte-americanos tenham optado pela abstenção no Conselho de Segurança

Relacionados
O presidente dos Estados Unidos disse, este sábado, estar de acordo com a União Europeia para um cessar-fogo «o mais breve possível» em Gaza, indicou o presidente em exercício da UE em comunicado, citado pela Lusa.

Durante uma conversa telefónica, o primeiro-ministro checo, Mirek Topolanek, cujo país exerce a presidência rotativa da UE, e George W. Bush «estiveram em acordo quanto à necessidade de restaurar um cessar-fogo o mais breve possível, de encetar acções humanitárias e, ao mesmo tempo, de impedir o tráfico de armas com destino a Gaza», lê-se no texto.

Se o termo «o mais breve possível» figura na versão oficial do comunicado em francês, a versão inglesa vai mais longe e refere a necessidade de um cessar-fogo «imediato».

Recorde-se que os Estados Unidos abstiveram-se de votar a resolução 1860 do Conselho de Segurança que apelou quinta-feira a Israel e ao Hamas para um cessar-fogo. Os outros restantes 14 países votaram todos a favor.
Continue a ler esta notícia

Relacionados