Professores franceses atiram sapatos contra ministério - TVI

Professores franceses atiram sapatos contra ministério

Modelo do sapato atirado a Bush

No âmbito de uma vaga de protesto de docentes universitários liceais e primários

Relacionados
Uma centena de professores franceses concentrou-se esta terça-feira em frente do Ministério do Ensino Superior e cada um deles arremessou sapatos contra o edifício, no âmbito de uma vaga de protesto de docentes universitários liceais e primários, informa a Lusa.

«Lançar sapatos exprime a cólera face às reformas e ao discurso de Nicolas Sarkozy» sobre o ensino, declarou Isabelle This-Saint-Jean, presidente da associação «Salvemos a Investigação».

A ministra do Ensino Superior, que introduziu sexta-feira duas modificações ao projecto do Governo, excluiu hoje retirá-lo afirmando que «seria um recuo» para todos os professores-investigadores.

As universidades francesas sentiram hoje os efeitos de uma greve dos professores que protestam contra uma reforma do estatuto dos 57 mil investigadores e dos docentes do ensino primário e secundário.

Tal como na véspera, «cerca de uma em cada duas docências não estava assegurada hoje», segundo um sindicato do sector. De acordo com a ministra da Ensino Superior, Valérie Pécresse, as «perturbações são ainda esporádicas».

Valérie Pécresse reúne-se quarta-feira com os responsáveis da Conferência dos presidentes de universidade.
Continue a ler esta notícia

Relacionados