A FIFA colocou a Inglaterra em terceito lugar entre as cinco candidaturas à organização do Mundial-2006. A informação foi conhecida hoje, após a divulgação de um relatório secreto, e deixou os ingleses indignados por terem sido cotados atrás da África do Sul e da Alemanha.
«É absurdo. A maior parte dos membros do comité da FIFA estiveram em Inglaterra e deram-nos relatórios muito elogiosos. Esperemos que confiem no seu próprio julgamento quando chegar a altura de votar», disse Alec McGivan, presidente da candidatura inglesa, revelando que o seu país gastou 390 milhões de contos para «produzir as melhores instalações desportivas do mundo».
A FIFA já reagiu à divulgação do relatório, garantindo que o documento limitou-se a ordenar as cinco candidaturas «em determinadas categorias, de acordo com a competência ou as infra-estruturas»: «Puseram os países nessas categorias, mas isso não constitui um ranking.»
Além destas três candidaturas, que são indiscutivelmente as mais bem cotadas, concorrem ainda à organização do Campeonato do Mundo de 2006 Marrocos e o Brasil. A Inglaterra parece ter vindo de facto a perder terreno nos últimos tempos, nomeadamente depois dos incidentes com adeptos ingleses durante o Euro-2000. Os confrontos levaram a a uma reacção violenta da UEFA, que ameaçou exluir a Inglaterra da prova.
A decisão sobre a candidatura vencedora será tomada por 24 membros do comité da FIFA no próximo dia 6 de julho, em Zurique.