Espanha: pílula do dia seguinte vendida sem receita - TVI

Espanha: pílula do dia seguinte vendida sem receita

Pílula do dia seguinte

País quer reduzir gravidezes indesejadas, sobretudo na adolescência

Relacionados
A pílula do dia seguinte será vendida sem receita médica nas farmácias em Espanha, inclusive a menores de idade. Segundo o «El País», a medida entrará em vigor dentro de três meses e o medicamento custará cerca de 18 euros.

Segundo o ministério da Saúde espanhol, as farmácias receberão instruções para vender o contraceptivo de emergência a todos os que o solicitem. Cerca de 500 mil espanholas recorrem todos os anos à pílula do dia seguinte para evitar gravidezes indesejadas. Aliás, o problema da gravidez adolescente agrava-se em Espanha e preocupa o primeiro-ministro José Luis Zapatero.

Em 2007, foram realizados em Espanha 112 mil abortos, mais de metade foram efectuados em menores de 18 anos, e nasceram mais de quatro mil crianças de mães adolescentes.

O regime de venda livre da «pílula do dia seguinte» já acontece em Portugal, França, Bélgica, Reino Unido, Dinamarca, Luxemburgo ou Estados Unidos. Em Espanha ainda era preciso ter receita médica.

Segundo a ministra da Saúde, Trinidad Jiménez, os países que têm venda livre têm conseguido reduzir significativamente o número de gravidezes indesejadas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados