Líbano: onze ministros batem com a porta, governo cai - TVI

Líbano: onze ministros batem com a porta, governo cai

Saad Hariri com Barack Obama no dia em que 11 ministros do Líbano se demitiram ( EPA/Alex Wong)

Saad Hariri estava de visita aos EUA

Onze ministros do movimento xiita Hezbollah demitiam-se esta quarta-feira do governo de Beirute. Estas demissões acontecem no dia em que o primeiro-ministro do Líbano, Saad Hariri, se encontra em visita aos Estados Unidos, tendo-se encontrado esta manhã com o presidente Barack Obama.

Após a reunião na sala oval, Hariri manifestou de imediato intenção de regressar a Beirute e tentar resolver o problema. Na viagem de regresso, o governante fará uma paragem em Paris para uma reunião com o presidente francês Nicolas Sarkozy, informou o seu gabinete, citado pela agência Reuters.

A crise política está agora instalada no governo de união do Líbano, já que a lei deste país refere que o governo cai quando um terço dos ministros sai. É o caso, pois o executivo de união nacional é composto por 30 governantes.



Estas demissões sucedem numa altura em que uma investigação do tribunal das Nações Unidas sobre o homicídio do ex-primeiro-ministro Rafic Hariri, pai do chefe de governo, está num impasse, segundo anúncio feito nesta quarta-feira um dos ministros, refere a AFP.

Hariri foi assassinado em 14 de Fevereiro de 2005, tendo sido vítima de uma explosão em Beirute.
Continue a ler esta notícia