O presidente venezuelano, Hugo Chávez, garantiu hoje que «nada nem ninguém» o fará desviar do seu projecto de instaurar um regime de «socialismo do século XXI» no país, apesar da oposição à reforma constitucional, noticia a Lusa.
«Por mais sofrimento e desgostos que pesem sobre este povo, nada nem ninguém me vai deter», assegurou Chávez a um grupo de simpatizantes na cidade de Guacara, estado de Carabobo, cerca de 200 quilómetros a oeste de Caracas.
O presidente venezuelano sublinhou que o seu governo respeita os opositores e quer que todos se incorporem no processo revolucionário, mas avisou que «devem respeitar o Estado, as leis, as instituições e o povo».
«Caso não o façam, eles mesmos estarão a colocar-se à margem do que é o país e a vida nacional. Isso é o que acontece com alguns desesperadinhos, que são uma minoria que não querem aceitar isso, não querem aceitar as regras do jogo democrático», acrescentou.
O projecto de reforma constitucional, aprovado pelo Parlamento, prevê a possibilidade do presidente se recandidatar indefinidamente, aumentando o mandato presidencial de seis para sete anos e dá ao chefe de Estado poderes para decretar o «estado de excepção» e impor a censura da imprensa, além de instaurar uma economia socialista.

Chávez: «Nada nem ninguém» travará socialismo
- Portugal Diário
- 8 nov 2007, 16:57

Maioria dos venezuelanos apoia reforma constitucional, diz o presidente
Relacionados
Continue a ler esta notícia