Crise económica leva ao fim do governo da Islândia - TVI

Crise económica leva ao fim do governo da Islândia

Islândia

Governo de coligação da Islândia decidiu renunciar ao poder esta segunda-feira

Relacionados
O governo de coligação da Islândia decidiu renunciar ao poder nesta segunda-feira como consequência da crescente crise económica que envolve o país, noticia a BBC.

O primeiro-ministro Geir Haarde, que preside o Partido da Independência, de tendência conservadora, anunciou que a renúncia do gabinete tem efeito imediato, depois do fracasso das negociações com o Partido Social Democrata - parceiro na coligação.

Haarde disse que vai reunir com o presidente da Islândia para pedir formalmente a dissolução do governo. A expectativa agora é de que uma nova coligação seja formada para conduzir o governo até as eleições gerais que serão realizadas no dia 9 de Maio. Haarde antecipou a data das eleições na semana passada.

O sistema financeiro da Islândia entrou em colapso em Outubro, devido a uma dívida acumulada durante anos de crescimento económico rápido. O governo viu-se forçado a negociar empréstimos da ordem 10 bilhões de dólares com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e com vários países europeus.

A Islândia, ilha no norte da Europa com cerca de 310 mil habitantes, foi um dos primeiros países atingidos pela crise financeira global.
Continue a ler esta notícia

Relacionados